Aplicativos ajudam a sincronizar smartphone e PC

Veja as formas de sincronizar seus dispositivos eletrônicos

Uma das melhores maneiras de ganhar espaço na memória de um smartphone é sincronizá-lo com o PC. Não apenas para armazenar arquivos, mas a sincronização também é útil para você utilizar recursos do seu dispositivo móvel quando você não estiver perto dele. E para essa tarefa, existem diversos aplicativos para a plataforma Android.

Veja como proteger suas fotos e arquivos privados no Android

Oficiais da Samsung

O Samsung Kies, por exemplo, é o aplicativo de sincronização oficial da Samsung. Ele funciona com os celulares Galaxy S, Galaxy S2, S3, S4, S5, Galaxy Ace e Galaxy Mini. Para usar o serviço, basta baixar e instalar o Samsung Kies no seu PC e conectar o celular à máquina por meio do cabo USB. O programa permite que você transfira músicas, fotos, vídeos e outros arquivos do celular.

O Kies Air é outro aplicativo para celular ou tablet Android, que copia arquivos entre todos os dispositivos em que esteja instalado. Para conseguir sincronizar seus dados com o PC, só é preciso ter uma conexão Wi-Fi, rodar o Kies Air e copiar o código gerado pelo aplicativo no navegador do computador.

Para aparelhos LG e HTC

Porém, se seu aparelho é da LG, o LG PC Suite é o aplicativo oficial da marca para gerenciar e sincronizar o conteúdo do seu dispositivo. O programa é muito fácil de usar e você copia tudo sem complicações. A vantagem do app é que, na primeira vez que você roda o programa e conecta o celular, um assistente passo a passo ensina como aproveitar todas as funções. Além disso, o conteúdo aparece dividido e bem organizado.

Já para sincronizar os aparelhos HTC Sensation, Evo, Wildfire, Desire S, Z, HD ChaCha, os usuários contam com o HTC Sync. A interface do aplicativo é muito intuitiva e dividida nas categorias contatos, notas, calendário, fotos e música. Basta escolher uma delas e, em seguida, os itens a serem copiados.

Para todos os modelos

Outros dois aplicativos muito eficientes sincronizam qualquer aparelho Android com o PC. Um deles é G Cloud Backup. Ele permite sincronizar SMS, agenda, fotos, vídeos, música, documentos, históricos de chamadas e configurações do sistema, e ainda fornece 1 GB de espaço gratuito, que você pode aumentar pagando.

O AirDroid, por sua vez, é fácil de usar e permite transferir o conteúdo do seu celular ao PC e vice-versa. É só baixar o app no seu smartphone, executá-lo e seguir as indicações na tela. Desde a última versão de AirDroid, há a possibilidade de mover seus dados para o Android, mesmo se você não tiver seu smartphone com você.

Android Wear ajuda na sincronia entre smartphone e smartwatch

O Google está preparando uma atualização para o Android Wear que pretende deixar relógios inteligentes – equipados com o sistema – mais independentes do uso do smartphone. Um update que deverá ser liberado até o final deste ano adicionará à plataforma de wearables suporte para fones de ouvido bluetooth, além de localização via antenas de GPS. Atualmente, ambos os recursos precisam de um celular para operar.

Com a atualização, os usuários poderão deixar de lado seus smartphones para usar somente os smartwatches em atividades externas, como a prática de atividades físicas e outras tarefas que dispensam o celular. Os relógios poderão exibir rotas e reproduzir músicas, ao mesmo tempo em que obtêm dados de saúde do usuário e os guardam para sincronizar com o smartphone quando for conectado.

A localização via GPS, porém, só irá funcionar com dispositivos que trazem a antena embutida, portanto nada deverá mudar em relógios já lançados, como Galaxy Gear Live e LG G Watch, da Samsung e LG, respectivamente.

Tags: