App falso do Facebook infecta o computador com vírus

Não é de hoje que o Facebook tem aplicativos, eventos e grupos falsos com o objetivo de infectar computadores e roubar dados de usuários. Desta vez, o problema […]

Não é de hoje que o Facebook tem aplicativos, eventos e grupos falsos com o objetivo de infectar computadores e roubar dados de usuários. Desta vez, o problema está em um suposto app que promete fornecer o acesso ao histórico de outros usuários. No entanto, isso é somente um golpe e, ao instalar a ameaça, o usuário acaba sendo vítima do roubo de dados.

O golpe é muito bem aplicado, já que imita a página inicial do Facebook. Todo o serviço é explicado em inglês na página falsa e é pedido para que o usuário acesse o aplicativo inserindo seu login e senha.

Ao fazer isso, o computador é infectado com o arquivo chamado Infostealer, ou seja, ladrão de informações, em tradução literal.

Este malware, quando instalado, rouba os dados da vítima, inclusive informações pessoais e financeiras, enviando tudo diretamente para o e-mail do hacker. A partir daí, o golpe foi realizado.

Para evitar cair nesse golpe, a dica é não clicar em qualquer link suspeito no Facebook. Mesmo que tenha sido enviado por um amigo, primeiro confirme se este amigo realmente mandou aquele link.

Desconfie também de aplicativos e nunca informe seus dados pessoais em sites estranhos ou nos quais não sabe a procedência.

Por fim, ter o PSafe Antivirus instalado é altamente recomendável, já que, assim, o programa elimina automaticamente qualquer ameaça encontrada, inclusive o Infostealer.

Tags: