Como acelerar sua conexão com a internet

Não existe nada mais frustrante que uma conexão lenta a internet. A boa notícia é que a maior parte dos problemas que causam isso podem ser resolvidos por você.

Hoje, uma das maiores dores de cabeça de grande parte dos usuários é a lentidão no acesso à internet, que pode ser consequência de má instalação, pouca velocidade, pouca cobertura ou, simplesmente, má distribuição física dos equipamentos.

O problema também pode estar relacionado ao navegador, com algum programa (mal) instalado, presença de vírus ou, ainda, por programas que consomem muita memória RAM e acabam afetando o disco rígido.

Leia Também: Quase metade dos brasileiros já quebrou a tela do celular

Confira as principais causas de lentidão da internet:

1) Seu computador tem vírus

Vamos começar com a causa mais provável e fácil de identificar: seu pc tem vírus. Caso a sua velocidade seja menor do que deveria ser, seu computador pode estar infectado ou algum programa malicioso está consumindo muito da sua banda larga.

Felizmente, existe uma grande quantidade de antivírus disponíveis no mercado para baixar, detectar e limpar o seu computador e o seu celular. Mas, de qualquer maneira, é sempre bom se precaver e evitar abrir ou fazer download de arquivos, programas ou jogos de sites desconhecidos.

2) Excesso de páginas e programas abertos

Exatamente como acontece com os celulares, quanto mais páginas abertas ou programas funcionando ao mesmo tempo, menos velocidade você terá no computador. E não podemos esquecer daqueles programas de início automático, que abrem junto com a inicialização do sistema. Alguns deles ocupam a rede todo o tempo, implicando também na queda da velocidade.

A recomendação é simples: fechar tudo o que não está utilizando na hora de navegar na internet. Extensões como Firefox, Chrome, Adblock Plus, Pocket ou Google Docs também podem afetar a conexão. Para saber quais você tem instaladas, vá ao menu do navegador e acesse “Ferramentas” > “Extensões”.

3) Pouca memória RAM

Para atenuar os efeitos dos programas que consomem muita memória, você tem duas opções: a primeira é aumentar a capacidade RAM do seu computador – o que corresponde a um bom gasto – e a segunda é aprender a administrar de forma inteligente os programas e sites que você mais utiliza.

Para isso, clique com o botão direito na barra de tarefas na parte inferior da tela e depois em “Iniciar gerenciador de Tarefas” > “Processos”. Você poderá ver de forma detalhada o quanto cada programa ou processo está consumindo.

Quanto aos sites, os que tem animações Flash, banners ou pop-ups são as que mais consomem, portanto, evite-os.

4) Roteador de pouco alcance

Um bom roteador pode ser a solução para todos os problemas de navegação, pois um aparelho com qualidade e uma boa configuração podem melhorar nitidamente a velocidade da internet.

Recomendamos, inicialmente, que você não se conforme com a configuração padrão, já que até uma simples mudança de canal pode acelerar e muito a navegação.

Na hora de comprar um roteador novo, opte por um com banda dual, pois estes permitem o uso de banda 5Ghz, menos saturada do que a de 2.4Ghz.

Tags: