phishing12

Como identificar phishing

Dicas para você nunca mais cair em golpes de phishing.

Você sabe identificar um ataque de phishing via e-mail? Pois saiba que 97% das pessoas que utilizam internet não sabem. Este foi o resultado de uma pesquisa da Intel sobre hábitos de consumidores digitais ao analisar suas capacidades de reconhecer e-mails falsos criados para roubar informações privadas das pessoas.

Leia mais: Usar aplicativo de banco é seguro?

Foram 20 mil participantes em 144 países do mundo, e apenas 3% dos usuários conseguiram identificar os e-mails maliciosos. Sendo que 80% se enganaram ao apontar os e-mails legítimos como falsos.

Os ataques de phishing são realizados por e-mail e redirecionam o usuário por meio de um link para uma página falsa preparada para coletar seus dados. Nomes, endereços, IDs de login e senhas e informações de cartões de crédito e bancos são os alvos preferenciais dos criminosos.

E basta um clique para que um malware possa ser baixado no seu dispostivo. A partir daí, os hackers encontram caminho livre para agir.

Leia mais: 7 cuidados para não ter seu cartão de crédito clonado

Nos testes, os homens se saíram melhor que as mulheres, na média, e os países que tiveram melhor desempenho foram: França, Suécia, Hungria, Holanda e Espanha. Os Estados Unidos aparecem apenas na 27ª posição.

Os especialistas de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, separaram cinco dicas para você não cair em golpes de phishing:

Dicas para escapar do phishing

  1. Mantenha um antivírus instalado e atualizado no seu dispositivo. Para sistema Android, a recomendação é o aplicativo DFNDR, que é gratuito e conta com proteção completa contra phishing.
  2. Verifique a grafia do texto do e-mail ou do site suspeito, normalmente contém erros.
  3. Perca tempo para inspecionar e-mails duvidosos e ter certeza que o endereço do link indicado na mensagem é mesmo legítimo.
  4. Verifique no site oficial da empresa se a promoção está publicada, por exemplo, antes de clicar em qualquer link.
  5. Nunca forneça dados pessoais por e-mail, como senhas e logins.