O que é SPAM

O que é SPAM?

Descubra o que é spam, como ele chega até você e como bloquear o lixo eletrônico no celular.

SPAM é todo tipo de comunicação eletrônica enviada em massa e sem autorização do destinatário, seja por e‑mail, SMS, WhatsApp, Facebook ou mesmo ligações. De acordo com o dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança, essa prática tem sido usada para espalhar links maliciosos, servindo como vetor de golpes e de fake news na Internet. Dados do quinto Relatório da Segurança Digital no Brasil, gerado pelo dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança, mostram que, somente no terceiro trimestre de 2018, 64% dos usuários de Android receberam conteúdo falso através de correntes no WhatsApp.

Saiba agora como identificar o que é spam e como evitar ser alvo destas mensagens indesejadas.

Como identificar SPAM

Mensagens de spam, também chamadas de lixo eletrônico, geralmente possuem características em comum, como erros de ortografia e linguagem sensacionalista para induzir a pessoa a fazer algo, como compartilhar, doar, clicar, comprar ou outras ações. O spam tem sido utilizado como isca para phishing, principalmente em aplicativos suspeitos, já que a URL dos links não fica à vista.

Leia mais: Engenharia social é o método mais usado por hackers para enganar pessoas

Como o SPAM chega até o usuário?

Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança, explica que para elaborar essas listas de contatos, os golpistas têm os métodos mais variados. “Podem utilizar recursos simples como robôs, programas ou serviços de busca para vasculhar a internet atrás de contatos deixados pelos próprios usuários e listas de dados vazados. Hackers mais experientes podem invadir domínios empresariais para roubar dados de funcionários e clientes cadastrados”, relata.

“Uma vez que tenham as listas prontas, divulgam de forma pública ou comercializam para spammers (pessoas responsáveis por disseminar spam) abertamente de forma ilícita”, complementa Simoni.

Leia mais: Veja como denunciar SPAM no WhatsApp

Recebo muito SPAM. O que faço?

Segundo Simoni, as medidas de prevenção que o usuário pode tomar são:

  1. Usar senhas únicas para cada serviço online: isso dificulta as invasões de pessoas mal‑intencionadas e hackers;
  2. Denunciar spams e tentativas de phishing: a maioria dos serviços online hoje possuem o botão denunciar spam. Através da denúncia, é possível evitar que outros golpes do mesmo remetente cheguem até você.
  3. Ter um antivírus no celular>: alguns aplicativos possuem a função anti‑phishing, que alerta sobre o recebimento de mensagens falsas e de golpes. O dfndr security, aplicativo gratuito para Android, possui o Bloqueio de Hackers, capaz de alertar em tempo real sobre mensagens que carregam links maliciosos, dentro do WhatsApp, Facebook Messenger, SMS e navegador. Toque aqui para instalar o app.
  4. Instale o dfndr security.

    PUBLICIDADE

    Proteção em segundos. Instale o dfndr security.