Drive-by download: um processo que infecta o seu PC com vírus e ameaças

Proteja seu Windows e saiba como nao ter o Pc invadido por hackers. Saiba como se proteger usando o Psafe Total.

Proteja seu Windows e saiba como nao ter o Pc invadido por hackersMuita gente sabe que o simples acesso a um site malicioso causa danos ao PC. Este tipo de ataque é conhecido por Drive-by Download e acontece automaticamente, sem que o internauta autorize ou mesmo fique sabendo que está sendo vítima de um golpe virtual.

 

O que é

O Drive-by Download é um tipo de ataque realizado através de sites maliciosos. Hackers procuram servidores vulneráveis na web e inserem seus códigos maliciosos nos sites. De maneira geral, os arquivos maliciosos têm a forma de scripts. Assim, se o computador do usuário tiver alguma falha de segurança, o código malicioso do site vai ser baixado automaticamente.

É importante ressaltar que o download do código malicioso é feito sem que o internauta clique em algum link. Por isso, é praticamente impossível evitar um ataque Drive-by Download. No entanto, as dicas de segurança digital (como somente abrir anexos confiáveis) continuam valendo, já que o download de um anexo de e-mail, a instalação ou atualização de um plugin e até mesmo um clique numa promoção falsa podem ocasionar a infecção do computador pelo Drive-by Download.

Ou seja, você deve manter todas as dicas de segurança recomendadas pela PSafe e também manter o PSafe Antivírus funcionando, especialmente porque a detecção da infecção do Drive-by Download não é tão simples de ser reconhecida. Isso acontece porque a ameaça faz o seu trabalho de maneira silenciosa para não chamar a atenção do antivírus.

Como resultado, o hacker consegue capturar diversas informações pessoais, como dados bancários e de cartões de crédito, senhas, etc. Outras atitudes que podem ser realizadas são a desativação de recursos do sistema operacional, como a Restauração do Sistema, internet, Central de Segurança, entre outros.

Como saber se o PC foi infectado e se proteger

Quando o computador é vítima de um Drive-by Download, ele apresenta sintomas que podem indicar que algo está errado. Um dos principais é a lentidão do computador. Porém também podem haver anúncios repetitivos do antivírus informando que há uma ameaça, aplicações são fechadas sem o consentimento do usuário e sem explicação e também pode haver um grande consumo de memória e/ou do processador do PC.

Para se proteger, existem algumas dicas importantes. A primeira é manter os programas e sistema operacional sempre atualizados, porque isso aumenta o poder de detecção da ameaça. Agendar verificações diárias com o PSafe Antivírus também é uma atitude recomendada, já que, assim, todos os drivers do PC serão analisados. 

Tags: