Now, Siri e Cortana: Especial política de privacidade

Você lê a política de privacidade? Deveria... Ficaria surpreso com o que você concorda, às vezes sem saber. Veja o caso dos assistentes pessoais de voz

Os assistentes pessoais de voz para mobile são muito práticos. Se você estiver com as mãos ocupadas é possível fazer quase tudo no celular sem usar o teclado. No entanto, foi descoberto que as empresas gravam todas as informações que recebem. Se você é usuário do assistente da Apple (Siri), da Microsoft (Cortana) ou da Google (Now), fique atento à sua segurança e privacidade.

De acordo com a política de privacidade, as empresas têm permissão para gravar e guardar o que é dito no assistente. Ao instalar e utilizar, o usuário concorda com os termos e condições de uso das gravações.

A Apple já informou que grava e guarda os áudios por dois anos, mas afirmou que chegam na empresa como anônimos. Já a Microsoft, disse que utiliza tecnologia própria para melhorar o processamento das gravações e, com isso, a interpretação das solicitações. Enquanto isso, o Google se defende falando que a gravação é informada ao usuário e que o mesmo pode ter acesso a ela pelo perfil e pelo histórico.

De qualquer forma, vale dar uma lida nas autorizações que os aplicativos pedem antes de serem instalados e ver o que pode ser opcional.

Tags: