rp_greyware_2014-05-14.png

Entenda o que é um Grayware, um tipo de software malicioso

Um greyware é um tipo de software que pode prejudicar o seu computador. Veja como se proteger desse tipo de software e entender o que eles fazem.

Também chamado de PuP (sigla para “Programa Potencialmente Indesejado”, em português), engloba ameaças como adwares, spywares, trackware, joke programs e programas de acesso remoto, que apesar de oferecerem serviços teoricamente legítimos, podem conter comportamentos nocivos ao sistema.

Semelhante ao malware, situa-se na chamada zona cinzenta, entre o software normal e um vírus, causando mais irritação que problemas, como programas de piada e adware. Refere-se a uma ampla gama de programas que são instalados sem o consentimento do usuário e rodam em seus computadores.

Como são baixados os graywares

– Ao baixar software de Internet ou arquivos de rede peer-to-peer, como aMule.

– Ao abrir e-mails infectados.

– Ao clicar sobre anúncios pop-ups.

protegendo computador de greyware

Não se propaga para prejudicar diretamente os usuários e nem afeta a funcionalidade do sistema, mas coleta informações sobre os padrões de uso e vende estes dados para a distribuição de anúncios.

Para se defender de Graywares, utilize o navegador PSafe Internet, que analisa a saúde de URL's, impedindo o seu acesso a sites com comportamentos maliciosos. Além de contar com bloqueador de anúncios pop-ups e banners, criando uma barreira para a possibilidade de você clicar por acaso nestas propagandas, instalando potenciais malwares em seus dispositivos. Baixe também o PSafe Total para Windows e conte com uma das melhores ferramentas anti-phishing do mercado.

Veja o dicionário de vírus completo.