rp_joke-program_2014-05-14.jpg

Joke Programs – você sabe o que é?

Alguns programinhas que existem apenas para fazer brincadeirinhas com o usuário. Veja alguns exemplos de Joke Programs e como parar com eles.

Como a tradução do termo indica, é uma piada, uma brincadeira. Programas ou códigos criados para causar problemas temporários ao sistema operacional, como travamentos ou mudanças de comportamento inesperadas, causando distração ou incômodo geral. Os códigos dessa categoria não causam nenhum dano real ao computador.

É possível encontrar com facilidade scripts para sistemas da Microsoft destinados somente a “dar sustos”. Um exemplo famoso é um script que, quando executado, exibe uma mensagem informando um erro grave no sistema, com um cronômetro que, quando zerado, reinicia o computador. Como o código é feito apenas com comandos internos do Windows, nenhum dano real é causado no computador.

Tipos de ação

– Efeitos sobre o cursor. Por exemplo, alterar seu ícone a cada poucos segundos

– Rotação ou efeito de tremor da tela do monitor

– Abrir e fechar a unidade de CD ou DVD, enquanto exibe mensagens de humor no monitor

– Colocar imagem no monitor como, por exemplo, o computador foi formatado, toda vez que reiniciar, desligar ou suspender o sistema

– Piadas aparecerem na tela com uma pergunta de uma única resposta, e, então mostra uma mensagem irritante do outro lado da tela

– Fazem algum elemento irritante aparecer na tela, como uma mosca ou sapo

– Abertura de quantidade exagerada de janelas para o usuário fechar

Qualquer brincadeira pode ser fechada com o Gerenciador de Tarefas (Windows) ou Monitor do Sistema (Linux-Gnome).

Veja o dicionário de vírus completo.