rp_macro-virus_2014-05-14.jpg

O que são Macros? Podem trazer algum tipo de vírus?

Você sabia que alguns macros que usamos, por exemplo com o Excel, podem trazer alguns vírus para o seu computador? Entenda e saiba se proteger.

Macros são uma série de comandos automatizados que podem ser configurados em softwares de escritório como Word e Excel, por exemplo. Dessa forma, muitos documentos com instruções maliciosas podem ser criados, infectando outros arquivos ou executando ações prejudiciais toda vez que estes forem executados.

Vírus de Macro

O primeiro vírus de macro se chama Concept, criado em 1995 – época em que os primeiros malwares estavam começando a ser criados, mas não para por aqui. Outro exemplo é o Melissa, de 1999, onde quem abria um documento com vírus no Microsoft Office, era infectado.

Os vírus de Macro podem ser transmitidos por meio de anexos de e-mail, discos, redes, modems e Internet, e a maioria é executada automaticamente quando o documento é aberto ou fechado, não sendo autoexecutáveis, nem dependendo do sistema, podendo afetar os documentos de extensão Office abertos em qualquer sistema operacional. Ocasionalmente, afetam o setor de inicialização e trazem vírus acompanhantes.

Exemplos de Macros

MDMA.C

Bad Boy

Concept

Hare.7610

Helper

Pathogen

Wazzu

Veja o dicionário de vírus completo.