Mais de 3 milhões de senhas vazadas de serviços de streaming e games

dfndr lab alerta para que usuários mudem seus dados de acesso, adotem medidas de segurança e chequem se suas senhas foram vazadas.

Nesta sexta-feira, 25, o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, encontrou cinco bases de dados vazadas que, no total, somam mais de 3,4 milhões de contas de acesso a populares serviços de streaming de música e vídeo, e também de acesso a jogos.

Os documentos vazados por hackers contêm e-mails e senhas de usuários de diversos países.

Leia mais: Como saber se meu e-mail foi hackeado

Como acontecem os vazamentos de dados?

A equipe de segurança do dfndr lab aponta que, em casos de vazamentos como esse, na maior parte das vezes os hackers conseguem os dados por meio do envio de phishing, ou seja, uma página falsa que se passa pelo site verdadeiro para coletar informações das vítimas.

“Com dados de login e senha, os cibercriminosos conseguem ter total acesso e usar os serviços como se fossem os donos da conta. Além disso, muitas pessoas usam as mesmas senhas para diversos serviços, o que facilita o acesso do hacker a informações pessoais ou até mesmo privadas e sigilosas das vítimas”, esclarece Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab. Simoni ainda ressalta que é bastante comum que os hackers compartilhem suas ‘conquistas’ ilícitas com outros grupos de cibercriminosos, “deixando as vítimas ainda mais expostas”.

Como se proteger contra vazamentos de dados?

Para se proteger deste tipo de ataque, Simoni recomenda algumas medidas de segurança, como:

  1. Nunca utilize a mesma senha para diversos serviços, já que isso aumenta a chance do cibercriminoso conseguir acesso a outras contas da vítima;
  2. Não acredite em links recebidos por WhatsApp, Messenger, SMS ou e-mail, especialmente se forem enviados por pessoas desconhecidas;
  3. Ao receber uma promoção ou vaga de emprego online, verifique nos canais oficiais da marca se aquela oferta realmente existe;
  4. Antes de colocar dados pessoais ou privados em um site, verifique se o site que você está acessando é o site oficial da marca;
  5. Tenha sempre um antivírus instalado no celular.

O dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, possui a função anti-phishing que te alerta em tempo real sempre que um link malicioso é acessado ou recebido através do WhatsApp, Messenger, SMS ou navegador.Toque aqui para instalar o dfndr security.

Instale o dfndr security.

Como saber se meus dados foram vazados?

Para checar se seus dados foram vazados, os usuários podem acessar serviços de monitoramento de roubo de dados. O dfndr security, por exemplo, possui a função premium Alerta de Roubo de Dados que permite saber se sua senha foi exposta em algum vazamento da internet.

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: