Novo golpe do WhatsApp oferece crédito ao usuário

Criminosos usam aplicativo para divulgar promessa de crédito fácil e atrair vítimas

Você provavelmente usa o celular todos os dias. Seja para ligar, trocar mensagens ou acessar o Facebook, ter crédito no aparelho é fundamental. Por isso, promoções e promessas de crédito fácil são a isca “perfeita” para criminosos atraírem vítimas. E, segundo o time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, mais uma vez eles usaram o WhatsApp, app mais popular entre os brasileiros, para oferecer crédito de graça, mas tudo não passa de um golpe.

Veja como o golpe funciona para não perder dinheiro

No primeiro momento, a vítima recebe de um amigo do WhatsApp o anúncio da promoção abaixo e o link de um site falso.

golpe credito
Quando essa página é aberta no navegador, o usuário toca em ‘Receber créditos’ e é levado a compartilhar o mesmo link com 10 amigos e 5 grupos do WhatsApp.

Depois de seguir os passos indicados, o usuário é enviado para uma página de cadastramento em um serviço pago de SMS, onde deverá adicionar seu número de celular. Mas é tudo mentira!

Cibercriminosos usam essa informação para descontar um valor dos seus créditos ou na fatura mensal do celular e roubar seu dinheiro. No final, você não recebe nenhum crédito a mais.

whatsapp_golpe_credito
Em apenas um dia, mais de 3 mil pessoas acessaram o link do golpe. De acordo com time de segurança do DFNDR, é muito importante usar o aplicativo de antivírus que tenha bloqueio de páginas perigosas (antiphishing). Com o app instalado, você é alertado sobre a ameaça assim que abre um site falso ou com vírus, evitando o golpe.

Tags: