Novo golpe no WhatsApp usa chamada de vídeo como estratégia

Veja como não cair no golpe da falsa chamada de vídeo do WhatsApp

A chamada de vídeo é um recurso novo do WhatsApp. Ela permite que você fale com os amigos enquanto vê o rosto deles ao vivo. Mas tem uns espertinhos tentando lucrar com isso e dando o golpe na galera enviando um link falso. 

Os malandros fizeram uma página falsa oferecendo a ativação do recurso, mas não é verdadeiro, já que a chamada de vídeo é gratuita. Basta atualizar seu WhatsApp para utilizar. Eles se aproveitam que muita gente não sabe disso e espalham pela rede um link falso oferecendo a atualização. Segundo o time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, até agora, mais de 10 mil brasileiros já caíram nessa.

22195332734680
Quando você clica, é direcionado para uma página solicitando que convide dez amigos. Depois outro direcionamento vai te levar para cadastros em serviços pagos e assinaturas de aplicativos que cobram taxas, fazendo você perder dinheiro.

Em alguns casos a página faz você baixar automaticamente um apk (arquivo para instalar programas) que insere um vírus no celular. Por isso, o time de segurança do DFNDR reforça que é importante ficar atento, não clicar em links suspeitos e fazer uma varredura contra vírus.

Tags: