header_PT_0111_WhatsApp-espião

Por que os hackers preferem o WhatsApp?

Falsas promoções são espalhadas por amigos e parente de usuários

O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais popular no Brasil, 76% dos celulares do país têm o app instalado. No entanto, criminosos passaram a usar o mensageiro para espalhar fraudes e os golpes funcionam, principalmente, pois são espalhados por pessoas de confiança dos usuários.

Geralmente, as mensagens criadas pelos criminosos contém links e são compartilhadas por parentes, amigos e contatos da agenda, diminuindo a desconfiança de quem recebe, que imediatamente clica. Muitas vezes o usuário só descobre que foi vítima de um golpe ou vírus quando já abriu o site recebido. Como é difícil identificar se o link é verdadeiro ou não, é necessário utilizar o antivírus para detectar e eliminar qualquer ameaça.

Verificar Vírus

Recentemente, a PSafe descobriu mais um golpe na plataforma. Quase 100 mil usuários clicaram em um link que prometia espionar a conversa de outros contatos sem que eles soubessem. A curiosidade fez com milhares de vítimas se cadastrassem em programas para receber publicidades e serviços pagos que não foram solicitados.

whatsapp_hackers

De acordo com o gerente de segurança do PSafe Total, Emilio Simoni, o WhatsApp possui uma dinâmica fácil para espalhar informação entre milhares de usuários em segundos e essa facilidade faz com que os hackers fiquem de olho na rede.

Os links suspeitos são rapidamente descobertos por antivírus que analisam os dispositivos e eliminam os vírus instalados. Por isso, para os hackers, é importante espalhá-los ao maior número de pessoas antes que sejam excluídos.