Proteja-se da nova brecha do Stagefright, que ameaça 1,4 bilhão de Androids

Nova falha de segurança é grave e põe em risco a segurança dos usuários. Saiba como se proteger até que as correções sejam lançadas.

Menos de três meses se passaram desde que a falha de segurança Stagefright expôs uma grave vulnerabilidade dos telefones Android e, quase sem descanso, uma nova brecha volta a colocar em risco mais de um bilhão de dispositivos.

Desta vez, hackers podem acessar as bibliotecas de mídia e até o microfone de praticamente qualquer aparelho Android desde que o usuário o infecte acidentalmente através do download de arquivos MP3 (música) ou MP4 (vídeo) maliciosos.

Saiba como se proteger do Stagefright

Tanto a Google quanto as principais fabricantes de aparelhos já declararam que a solução do problema virá nas próximas atualizações de sistema, seja na nova versão do Android, Marshmallow, ou em correções liberadas para aparelhos que não podem fazer o upgrade.

Apesar de se mostrarem preocupadas, as empresas não se comprometeram claramente com relação aos prazos para que a solução seja liberada. Enquanto isso, siga estas dicas e evite problemas com a nova brecha de segurança do Stagefright:

  • Fique atento aos sites por onde você navega. Evite fazer downloads de fontes desconhecidas, especialmente nos formatos MP3 e MP4;
  • Cuidado com as redes Wi-fi públicas às quais você se conecta. Prefira redes seguras;
  • Mantenha a proteção antivírus do seu Android em dia;
  • Não perca as atualizações de sistema disponibilizadas pelo fabricante do seu Android.

Tags: