ligar-whatsapp

Quanto uma chamada via Whatsapp consome do plano de dados?

Veja quantas chamadas telefônicas você poderia fazer com seu pacote de dados móvel no Whatsapp

O mundo inteiro aguardava por isso, a liberação de chamadas telefônicas via Whatsapp. E os usuários iOS ainda esperam, já que o serviço foi liberado primeiro a quem tem Android, por incompatibilidade do sistema operacional da Apple.

Muitas operadoras de celular no Brasil liberam o uso de APPs de redes sociais, como Whatsapp e Facebook, sem descontar o consumo de dados da franquia contratada. Mas e se você tivesse descontado do seu pacote de dados o recebimento e envio de dados via estes aplicativos?

Ainda assim, esta gratuidade corre risco de desaparecer com a entrada em vigor do Marco Civil brasileiro da Internet, caso a agência reguladora entenda que esta prática fere a questão da neutralidade da rede, em que operadoras ficam proibidas de regular o conteúdo que pode ser acessado pelo usuário do plano de internet em casa, 3G ou 4G.

Skype, Viver e Hangouts já ofereciam chamadas gratuitas por VoIP, agora é a vez do Whatsapp. Mas quantos dados são consumidos do seu plano de dados móvel numa simples ligação?

O consumo de dados em chamadas telefônicas no Whatsapp

Os testes foram feitos entre dois Androids conectados a seus planos de dados móveis e distantes entre si, como forma de recriar o ambiente real de chamadas telefônicas. Para confirmar o uso de dados: ‘Ajustes do Whatsapp’ > ‘Informações de conta’ > ‘Uso de rede’.

Chamada de 1 minuto

Bytes enviados 45,6 KB

Bytes recebidos 138,3 KB

Num plano de 40 MB por mês, você poderia fazer cerca de 218 ligações de 1 minuto via Whatsapp.

Chamada de 5 minutos

Bytes enviados 246 KB

Bytes recebidos 734,1 KB

Num plano de 40 MB por mês, você poderia fazer cerca de 41 ligações de 5 minutos via Whatsapp.

O Whatsapp se mostrou mais econômico em dados que seus concorrentes diretos e a qualidade da ligação também surpreende. Agora é confirmar se sua operadora também chega à mesma contagem de uso de dados de internet móvel para não ter surpresas no fim do mês com a sua conta telefônica.

Gestão do plano de dados móvel usando o PSafe Total

Seja para controlar o uso de dados do Whatsapp ou de outros APPs, você pode usar o PSafe Total Android. Nele, é possível controlar o uso diário de dados por meio da escolha do seu perfil de uso ou limitar o uso do plano de dados móvel contratado.

Abra o PSafe Total e marque o menu no canto superior esquerdo da tela do telefone.

Escolha ‘Monitorar dados’. Acompanhe o uso de dados da franquia do mês corrente e escolha seu perfil de usuário. Assim, caso você tenha um plano limitado 2G, 3G ou 4G, você impede o uso do plano estabelecendo o limite de utilização diário. Com isso, chegará ao fim do mês com sua conta dentro do planejado, impedindo o consumo de dados depois de ultrapassar o limite imposto pela sua operadora ou franquia contratada.

whats1

whats2

whats3