rp_phishing2_2014-05-30.jpg

Phishing – O que é e como se proteger? Conheça essa fraude

Phishing é um tipo de fraude, crime na internet que tenta roubar suas informações fingindo ser uma mensagem confiável, normalmente de bancos.

"Phishing" é uma tentativa de enganar pessoas que utilizam a tecnologia digital, geralmente via e-mail. Frequentemente os autores se disfarçam de alguém que você conhece ou de uma instituição conhecida, como um banco ou uma marca famosa.

Correios eletrônicos de phishing contêm links que, quando clicados levam você a um site fraudulento onde um programa de software mal-intencionado roubará informação pessoal do seu computador, como senhas e números de contas bancárias. Em seguida o phisher utiliza essa informação para roubar sua identidade e seu dinheiro, assim como para adquirir bens em seu nome e realizar outras atividades fraudulentas. Por esta razão não deve nunca clicar um link dentro de um e-mail a menos que esteja seguro de sua origem.

Tudo sobre Phishing

Aqui temos 7 conselhos para te ajudar a identificar o phishing e a se proteger dos golpistas:

1. Olhe bem o texto do e-mail. Contém um link com um nome anônimo, por exemplo, uma corrente de números e letras sem sentido? Existem erros ortográficos ou gramaticais? Esses são sinais de advertência de um golpe.

2. Confirme o remetente. O correio eletrônico parece provir de uma empresa conhecida, como redes sociais populares ou a página de uma celebridade? Pede para você clicar na foto de um famoso ou outra imagem gráfica? Essas são as bandeiras vermelhas.

3. Cuidado com os "amigos". Se o remetente parece ser alguém que conhece, leia atentamente a mensagem. O texto inclui seu nome ou é genérico, dizendo algo como: "olhe isto" ou "Olá, está nesta foto?”. Contém vocabulário que é rebuscado ou pouco familiar? Estes são sinais de que alguém roubou a lista de contatos de seu amigo e se faz passar por ele ou ela.

4. Tome cuidado com ameaças. A técnica favorita dos phisheres é tentar assustá-lo para clicar no link falso. Se disser algo como, "Responde em 24 horas ou sua conta vai ser cancelada", quase sempre é um golpe.

5. Não caia em uma farsa. Inclusive se parecer um link seguro e logo clicar nele, leia cuidadosamente o site de destino e evite escrever qualquer informação pessoal ou senhas. Os golpistas são bons "suplantando" sites populares e criando janelas pop-up que parecem confiáveis.

6. Ao invés de clicar em um link de e-mail, abra seu navegador Web e escreva o nome do banco ou do suposta remetente você mesmo. Dessa forma, pode saber se está indo a um site legítimo. Alternativamente, chame ao suposto remetente e pergunte para ele se recentemente enviou mensagem para seu e-mail. Se não, notifique ele que pode estar acontecendo um golpe.

7. Descarregue e instale o PSafe Internet, navegador que bloqueia anúncios e pop-ups, inclui software anti-phishing e pode acelerar sua navegação na internet.

Com a PSafe e um pouco de precaução de sua parte, é fácil evitar ser apanhado pelos phisheres!