Categorias: Cibersegurança

5 dicas de como se proteger do roubo de identidade online

Na atualidade, grande parte de nossa informação está acessível por um clique. Nossos nomes, endereços, números de telefone, registros públicos e privados, números de licença de dirigir e passaporte, informação de conta bancária e números de cartões de crédito podem todos ser encontrados em alguns sites online. O roubo de identidade não só pode levar à perda de dinheiro, mas também pode ter efeitos graves em sua fatura de cartão de crédito e até mesmo na sua reputação.

5 formas de se proteger contra roubo de identidade:

1. Proteja seu cartão de crédito e informação bancária.

Seus números de cartão de crédito e contas bancárias são de vital importância e devem ser mantidos privados. Você pode perder tudo, ou despertar com uma montanha de dívidas, se sua informação financeira cair em mãos equivocadas. Não informe o número do seu cartão de crédito ou conta bancária a qualquer site ou serviço que pareça pouco confiável. Controle suas contas para identificar atividade suspeita e imediatamente comunique-se com sua companhia de cartão de crédito ou banco para reportar qualquer possível fraude. Finalmente, proteja suas senhas do banco e as troque regularmente – e tenha certeza de sempre olhar o seu perfil de crédito e extrato bancário.

2. Mantenha em segredo sua informação privada.

Em um mundo dominado pelos meios de comunicação social, muitos de se sentem tentados a compartilhar muitas coisas a respeito de si mesmos. Entretanto, é importante, não compartilhar muito. Informação, como seus endereços e números de telefone provavelmente devem permanecer privadas ou compartilhada só com pessoas de confiança. Se limite a compartilhar nas redes sociais unicamente informação que daria para um total desconhecido de forma tranquila.

3. Proteja sua rede sem fio.

Isto não preocupa umita gente, mas é extremamente importante. Deixando uma rede sem fio aberta (em outras palavras, sem proteção WPA e senha), você a deixa vulnerável ao roubo de identidade. Permitir a estranhos utilizar sua conexão Wi-Fi pode lhes outorgar acesso à informação sobre os sites que visita. Os ladrões podem criar um perfil seu falso e também daqueles que utilizam sua rede – e podem usar seu nome de usuário e senha para sites que não são bem encriptados. A melhor solução para evitar este tipo de invasão de privacidade e o possível roubo de identidade é proteger sua rede sem fio estabelecendo uma senha segura.

4. Escolha senhas difíceis e troque-as regularmente.

Uma das formas mais fáceis para evitar o roubo de identidade é tomar cuidado com suas senhas. Muita gente comete o engano de usar a mesma senha para múltiplos sites. Caso o ladrão de identidade descubra uma senha, ele provavelmente tentará usar essa mesma senha em vários sites, e será muito fácil acessar uma enorme quantidade de informação valiosa a seu respeito. Outro erro comum é deixar as senhas guardadas em um arquivo no computador ou, pior ainda, numa nuvem. Se alguém acessar a sua conta em seu disco rígido ou na nuvem, então terão todas suas senhas e será capaz de roubar sua informação.

Ao criar senhas, é melhor assegurar-se de que são difíceis de quebrar. Os ladrões de identidade costumam utilizar programas desenhados para adivinhar senhas. Crie uma sequência de letras, números e símbolos que não significam nada para ninguém, exceto para você. Estas são muito mais difíceis de adivinhar na sorte que palavras e números, que são o que muita gente usa. Por último, troque suas senhas com regularidade para que fiquem mais difíceis de decifrar.

5. Tenha um programa antivírus e anti-malware.

Alguns programas maliciosos estão desenhados para entrar em seu computador ou telefone celular e roubar informação ou instalar um vírus. Para assegurar-se de que seu computador ou telefone está a salvo de tal desastre, você deve instalar um antivírus e antimalware para encontrar e eliminar os programas nocivos. Com suporte técnico gratuito em português, o PSafe Total para Windows é o nativírus que deixa seu PC mais rápido. Para proteger-se mais, considere o uso de um navegador seguro, como PSafe Internet, que já vem com loja de downloads de softwares livres de ameaças, bloqueador de publicidade invasiva e janelas emergentes, o que garante uma navegação segura na Internet mediante a eliminação dos ataques de vírus e outros malwares. Para fechar o cerco aos invasores, instale também o PSafe Total para Android no seu celular e fique livre das ameaças virtuais. Através de intercâmbio de informação cauteloso e senhas de proteção e softwares, pode ter uma experiência de navegação mais segura e mais agradável e reduzir o risco de roubo de identidade.

 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás