Categorias: Cibersegurança

Passo a passo do que fazer caso seu Windows Phone ou iPhone travem

Cada vez mais dependentes de seus smartphones, os usuários não se cansam de usá-los, adicionar aplicativos e, assim, aproveitar toda a capacidade de memória. Isso deixa o celular mais lento e mais pesado, com sérios riscos de travamento. Quando isso acontece, não adianta suar frio e se desesperar. Respire fundo e siga as recomendações que o Blog PSafe separou para você.

Mantenha a atualização do aparelho em dia

Travamentos ou congelamentos podem ocorrer por bugs no software instalado. Por isso, é sempre importante estar com a última versão do sistema operacional para evitar problemas.

Para iPhone

Passo 1: Para saber se existe uma atualização disponível, entre na página do iTunes, encontre a versão de seu iPhone na aba “Dispositivos” e clique em “Buscar atualização”.

Passo 2: Reinicie o celular. Para tanto, você precisa segurar o botão de desligar até aparecer a barra para deslizar. Após desligar o aparelho, ligue-o novamente, deixando o botão superior apertado.

Passo 3: Há casos em que é preciso forçar o aparelho a reiniciar, como o congelamento de uma tela ou quando nenhum comando funciona. Para tanto, basta segurar o Home Button (botão redondo inferior) e o Sleep Button (botão de desligar), ao mesmo tempo, até aparecer o símbolo da maçã.

Passo 4: Em último caso, tente efetuar uma restauração. Não se esqueça de realizar um backup antes do procedimento, para não perder seus dados. Lembre-se de que as fotos clicadas com seu iPhone necessitam de backup manual.

Para fazer o backup é preciso conectar seu iPhone no iTunes. Acesse a aba “Dispositivos”. Depois, clique com o botão direito e procure a opção “Efetuar o backup”. Dessa forma, tudo o que está em seu iPhone será salvo e depois restaurado igual a antes.

Passo 5: Para restaurar seu iPhone, clique na opção “Restaurar”, dentro da aba “Dispositivos”.

Para Windows Phone

Passo 1: Em primeiro lugar, é preciso identificar os botões, que são típicos de qualquer aparelho com o sistema da Microsoft, independentemente do fabricante.

Passo 2: Para forçar uma reinicialização, basta manter os botões “Volume (-)” e “Liga/desliga” pressionados por cerca de 15 segundos.

Passo 3: A tela se apagará e o telefone vibrará. Quando isso acontecer, solte os botões. O Windows Phone reiniciará normalmente e nenhum dado armazenado no telefone ou cartão de memória será perdido.

Caso o problema persista após algumas tentativas de reinício forçado, a solução pode ser resetar o aparelho. Antes, não se esqueça de realizar o backup para evitar a perda de todos seus dados.

Passo 4: Pressione simultaneamente os botões “Volume (-)”, “Câmera” e “Liga/desliga” por alguns segundos. Quando sentir o telefone vibrar, solte apenas o botão “Liga/desliga”.

Passo 5: Aguarde mais alguns segundos até que outro alerta vibratório ocorra para reiniciar o sistema. Nesse caso, o processo pode demorar um pouco mais do que o normal. O procedimento funciona no Windows Phone 7 e 8.

Atenção: tanto no Windows Phone quanto no iPhone, caso algum problema volte a ocorrer o melhor é utilizar a garantia de seu aparelho ou procurar a assistência técnica autorizada pelo fabricante de seu celular.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…