Aprenda como apagar todos os dados do seu dispositivo Android

Quando você reseta seu celular do próprio Android, ele não exclui permanentemente todas as informações do usuário. Aprenda como eliminar seus dados!

Reset de fábrica do Android não apaga dados de forma permanente

Numa recente pesquisa realizada por uma empresa de segurança digital foi descoberto que a opção de reset de fábrica do Android não é tão segura quanto se imaginava. Durante o estudo, funcionários da empresa de antivírus compraram no eBay 20 smartphones Android e conseguiram recuperar dados dos antigos donos. Ao todo, foram mais de 40 mil fotos, incluindo 250 selfies de nus masculinos, 750 e-mails e mensagens de texto, 250 contatos das agendas e a identidade completa de quatro deles.

Segundo especialistas, as pessoas ainda não perceberam a importância dos dados que armazenam em seus celulares e as implicações que podem surgir caso eles caiam nas mãos de terceiros. Isso porque o reset de fábrica limpa apenas a primeira camada de dados.

Para conseguir acessar as informações, a empresa utilizou ferramentas bastante genéricas, disponíveis ao público, como o software FTK Imager para fazer os testes.

Criptografe seus dados para fazer um Reset de Fábrica seguro em seu Android

Especialistas recomendam que os usuários façam a encriptação de seus dados antes de qualquer restauração de fábrica. Ao tomar essa decisão, todo o conteúdo de seu smartphone estará protegido. Mesmo que você apague tudo e depois alguém tente restaurar as informações presentes em seu Android, o sistema pedirá a chave de segurança criada por você. Dificilmente alguém conseguirá quebrar a criptografia criada pelo Google.

Passo 1: A caminho da segurança

Clique primeiro no ícone de configuração/ajustes/definições. Logo em seguida, clique na opção “Segurança”, como mostrado na imagem abaixo:

Agora, clique em “Criptografar telefone”.

Passo 2: Faça a primeira restauração de fábrica

Agora, você fará a primeira restauração de fábrica. Vá novamente ao aplicativo de configurações, depois clique na opção “Fazer backup e redefinir”.

Agora, clique em “Redefinir Telefone” e aguarde a operação.

Passo 3: Carregue dados aleatórios

Após a primeira restauração de fábrica, é importante que você não adicione nenhuma informação pessoal a mais. Principalmente, não coloque sua conta Google quando a mesma for solicitada na primeira inicialização. Para sobrescrever qualquer registro pessoal anterior, você deve colocar informações novas. Tem, no entanto, que inserir na memória de seu aparelho apenas dados não relacionados a você. Use a imaginação! Coloque fotos, vídeos, músicas e contatos falsos.

Passo 4: Repita o passo 2

Faça uma nova restauração de fábrica para limpar as bobagens que colocou no passo 3. Se você quiser cuidado redobrado com a proteção dos seus dados, pode repetir os passos 2 e 3. Pronto! Está seguro para vender seu antigo smartphone Android.

 

Tags: