Categorias: Cibersegurança

Bebês na mira dos hackers

A cena até lembra um filme de terror, o bebê está dormindo tranquilo em seu berço monitorado pela câmera de uma babá eletrônica, quando vozes tomam controle do dispositivo para assustar a criança. Esse tipo de cena ultrapassou a barreira da ficção para virar realidade por meio de ataques hackers.

É cada vez mais comum o uso de babás eletrônicas com câmera e monitores. Esses equipamentos podem ser sintonizados ao utilizar uma rede Wi-Fi, e assim, o aparelho presente no quarto do bebê cria um canal capaz de transmitir as imagens para outros aparelhos da residência. O problema nesse caso está na segurança da rede.

Toda rede WI-Fi  está vulnerável à ataques.

O problema é que muitos roteadores já vem de fábrica configurados com uma senha padrão e uma infinidade de usuários não mudam isso na hora de instalar suas redes. Esse tipo de comportamento abre brechas para o ataque de um hacker que pode infectar todos dispositivos atrelados ao Wi-Fi e conseguir acesso os dados que trafegam na rede invadida.

Outro problema relacionado com as babás eletrônicas é a frequência utilizada por esses aparelhos, sendo capaz de emitir um sinal de frequência maior que pode ser acessado pelo vizinho. Pensando nisso que aparelhos mais novos já contam com o “salto de frequência”, uma tecnologia que muda o canal aleatoriamente a partir de certa distância.

Como impedir esse tipo de ação?

A primeira medida é contar com um bom antivírus em sua rede, assim, o seu computador pode identificar alguma infecção que possa estar atingindo todos os equipamentos da rede.

Em paralelo, tenha em mente que quanto mais complexa for a senha, menor é a chance de um criminoso romper sua segurança.  Por isso, pense em combinações que alternem letras maiúsculas, números e até caracteres especiais como o “@”.

Em caso muito recente nos EUA, um hacker invadiu a babá eletrônica e gritou uma série de frases na tentativa de acordar o bebê, além de ofender os pais que tentaram solucionar a invasão. Casos do tipo são cada vez mais comuns e manter a privacidade da sua família virou uma questão de segurança. Fique alerta!

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…