Bitcoin é código virtual que pode ser convertido em valores reais. Trata-se de uma moeda digital cuja negociação se concentra na internet, sem a presença de intermediários ou uma autoridade financeira como o Banco Central. Toda a cotação da moeda, compra e venda ocorre de modo anônimo pela internet. Os Bitcoins se armazenam em uma carteira Bitcoin e administrados em seu computador pessoal, dispositivo móvel e através da Internet.
Recentemente, o Bitcoin sofreu uma série de ataques cibernéticos. A maioria provém de malware dirigido às carteiras Bitcoin armazenadas em computadores pessoais ou telefones móveis conectados à Internet. Muitos destes entram como atualizações de software e em seguida roubam informações como o endereço e senha da carteira Bitcoin para roubar milhões de reais.
Incidentes com malware estão aumentando. Em fevereiro de 2014, Dell SecurityWorks registrou 146 diferentes vírus que visam Bitcoins. O problema é que, diferente de um banco, quando um ladrão rouba seu Bitcoin, você não tem seguro e não vai conseguir recuperar esse valor.
Pense em guardar seu Bitcoins do mesmo modo que guardas seu dinheiro vivo. Evite guardar seus Bitcoins em uma única carteira on-line. Pelo contrário, mantenha alguns Bitcoins para transações de rotina em uma carteira on-line e o resto numa pasta segura, offline.
Uma forma fácil de manter uma carteira sem conexão é utilizar um disco externo, como um USB ou um computador que não está conectado com a internet
Sempre use senhas seguras com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Escolha uma senha que seja diferente da que você utiliza para o Gmail, Google ou Facebook, já que estas podem ser roubadas por um programa espião.
tenha certeza de utilizar a autenticação de dois fatores (senha + outra verificação, como um código enviado mediante mensagem de texto) para todos os Bitcoins que se armazenam em uma carteira on-line.
Encriptar sempre, tanto a carteira on-line que utiliza em seu computador ou telefone móvel, quanto a carteira sem conexão, que tem em casa ou em um disco externo.
Proteja seu computador ou telefone celular com um software antivírus como PSafe Total. Os malware são as maiores ameaças a seu Bitcoins. Evita que os hackers acessem a suas carteiras online e offline com uma forte proteção antivírus.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…