moeda bitcoin criptomoeda sobre superfície de madeira

O que é bitcoin? Como usar a moeda digital com segurança?

Você sabia que existe uma moeda digital que já esta sendo usada na internet? Conheça o Bitcoin e confira nossas dicas para usa-la com segurança.

bitcoins em escala

Primeiro. O que é um Bitcoin?

Bitcoin é código virtual que pode ser convertido em valores reais. Trata-se de uma moeda digital cuja negociação se concentra na internet, sem a presença de intermediários ou uma autoridade financeira como o Banco Central. Toda a cotação da moeda, compra e venda ocorre de modo anônimo pela internet. Os Bitcoins se armazenam em uma carteira Bitcoin e administrados em seu computador pessoal, dispositivo móvel e através da Internet.

Quais são os maiores riscos do Bitcoin?

Recentemente, o Bitcoin sofreu uma série de ataques cibernéticos. A maioria provém de malware dirigido às carteiras Bitcoin armazenadas em computadores pessoais ou telefones móveis conectados à Internet. Muitos destes entram como atualizações de software e em seguida roubam informações como o endereço e senha da carteira Bitcoin para roubar milhões de reais.

Incidentes com malware estão aumentando. Em fevereiro de 2014, Dell SecurityWorks registrou 146 diferentes vírus que visam Bitcoins. O problema é que, diferente de um banco, quando um ladrão rouba seu Bitcoin, você não tem seguro e não vai conseguir recuperar esse valor.

Como posso estar seguro?

1) Ter uma carteira sem conexão (offline):

Pense em guardar seu Bitcoins do mesmo modo que guardas seu dinheiro vivo. Evite guardar seus Bitcoins em uma única carteira on-line. Pelo contrário, mantenha alguns Bitcoins para transações de rotina em uma carteira on-line e o resto numa pasta segura, offline.

2) Use um HD externo:

Uma forma fácil de manter uma carteira sem conexão é utilizar um disco externo, como um USB ou um computador que não está conectado com a internet

3) Crie senhas Seguras:

Sempre use senhas seguras com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Escolha uma senha que seja diferente da que você utiliza para o Gmail, Google ou Facebook, já que estas podem ser roubadas por um programa espião.

4) Configure a autenticação de dois fatores:

tenha certeza de utilizar a autenticação de dois fatores (senha + outra verificação, como um código enviado mediante mensagem de texto) para todos os Bitcoins que se armazenam em uma carteira on-line.

5) Encriptar tudo:

Encriptar sempre, tanto a carteira on-line que utiliza em seu computador ou telefone móvel, quanto a carteira sem conexão, que tem em casa ou em um disco externo.

6) Proteja Seus Dispositivos:

Proteja seu computador ou telefone celular com um software antivírus como PSafe Total. Os malware são as maiores ameaças a seu Bitcoins. Evita que os hackers acessem a suas carteiras online e offline com uma forte proteção antivírus.

Tags: