Um dos problemas do mundo contemporâneo é o lixo eletrônico. Todo dia milhares de dispositivos são descartados sem nenhum tipo de reaproveitamento. A cada troca de celular, tablet ou computador, mais um aparelho é jogado fora sem nenhum planejamento. O que contamina o meio ambiente de forma agressiva e irresponsável.
A GSMA, organizadora mundial de operadoras e fornecedores de telecomunicação, constatou que o Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico em toda a América Latina. Deixando para trás potências econômicas do continente.
A capacidade de consumo brasileira ultrapassou até mesmo o México, que faz fronteira com Estados Unidos – conhecido pelo consumo desenfreado. O país alcançou o segundo lugar. Nosso consumo, de acordo com a pesquisa, corresponde a 3,5% do lixo eletrônico produzido no mundo. Na terceira posição está Argentina, seguida da Colômbia e Venezuela. A América Latina é responsável por 9% dos dejetos do planeta.
Assustadoramente a pesquisa constata que este número pode aumentar e elevar este lixo em 5% a 7% ao ano, com previsão de manter este número até 2018. Pesquisadores afirmam que é mais difícil diminuir este dado quando poucos países no continente possuem leis específicas para o cuidado com o lixo eletrônico.
Se interessa pelo tema? Acompanhe a pesquisa completa clicando aqui.
A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…