Brasil lidera ranking na produção de lixo eletrônico

O país está entre os que produzem mais lixo na América Latina.

Um dos problemas do mundo contemporâneo é o lixo eletrônico. Todo dia milhares de dispositivos são descartados sem nenhum tipo de reaproveitamento. A cada troca de celular, tablet ou computador, mais um aparelho é jogado fora sem nenhum planejamento. O que contamina o meio ambiente de forma agressiva e irresponsável.

A GSMA, organizadora mundial de operadoras e fornecedores de telecomunicação, constatou que o Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico em toda a América Latina. Deixando para trás potências econômicas do continente.

Ranking

A capacidade de consumo brasileira ultrapassou até mesmo o México, que faz fronteira com Estados Unidos – conhecido pelo consumo desenfreado. O país alcançou o segundo lugar. Nosso consumo, de acordo com a pesquisa, corresponde a 3,5% do lixo eletrônico produzido no mundo. Na terceira posição está Argentina, seguida da Colômbia e Venezuela. A América Latina é responsável por 9% dos dejetos do planeta.

Assustadoramente a pesquisa constata que este número pode aumentar e elevar este lixo em 5% a 7% ao ano, com previsão de manter este número até 2018. Pesquisadores afirmam que é mais difícil diminuir este dado quando poucos países no continente possuem leis específicas para o cuidado com o lixo eletrônico.

Se interessa pelo tema? Acompanhe a pesquisa completa clicando aqui.

Tags: