Categorias: Desempenho

Como acelerar a sua conexão Wi-Fi

Uma das principais preocupações do usuário quando contrata serviços de internet é saber se está realmente pagando por uma conexão rápida que vale o preço pago.

Para não passar por isso, o ideal é, antes de contratar, realizar uma pesquisa com outras empresas e conferir os diferentes pacotes de internet que oferecem, como funcionam e quanto custam. Assim, você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva pelo que mais atende as suas necessidades.

Agora, para acelerar uma conexão Wi-Fi já existente, há alguns truques bem simples e muito mais fáceis de realizar do que ligar, esperar por horas e discutir com alguém de um call center. Nós da PSafe Blog sugerimos o seguinte:

Localização

O lugar onde foi instalado o seu roteador pode sim afetar a qualidade do sinal, por isso, recomendamos sempre deixá-lo em lugares altos e centrais. Se o seu roteador é daqueles que têm antena para enviar sinal para o resto da casa, coloque-as em ângulos retos apontando para a parede. Isso porque os sinais emitidos viajam com a ajuda das paredes, mas, geralmente, não as atravessam com força suficiente.

Troque o seu roteador

Este é um dos primeiros pontos a serem considerados se você mantém o mesmo roteador desde a contratação da sua internet, ou seja, há alguns anos.  A maioria dos roteadores fornecidos pelas empresas tem antenas multidirecionais, mas talvez no seu caso seja interessante trocá-lo por um unidirecional pois eles possuem uma potência e qualidade de sinal muito maior.

O uso desse tipo de roteador é mais conveniente em casas e apartamentos onde o wireless geralmente fica em uma extremidade e deve lançar o sinal em uma só direção.

Configure o canal e a frequência

Um dos ajustes mais simples e recomendáveis é o uso dos canais 1, 6 ou 11 que geralmente contam com mais velocidade, mas também são válidos o 2 ou o 10.

A frequência ideal é 2,4 GHz para casas grandes porque tem maior alcance e chega a atravessar as paredes. Já para os apartamentos, 5 GHz é o suficiente, pois garante ótima potência com menor alcance.

Evite o roubo de sinal

Muitas pessoas nem se dão ao trabalho de colocar uma senha no seu roteador, o que acaba facilitando e muito a vida dos que buscam e se aproveitam do sinal aberto. Sem contar que as informações transmitidas ficam expostas à curiosidade alheia.

Nunca esqueça de colocar uma senha de acesso à sua rede e garanta que ela seja bastante segura.

Instale um amplificador de rede

É mais barato que comprar outro roteador ou contratar um plano mais caro de internet. Os amplificadores servem para estender o alcance do sinal original e devem ser colocados nos pontos da casa onde o sinal é visivelmente mais fraco ou quase inexistente.

Observe regularmente a velocidade

Depois de ter seguido um ou mais dos nossos conselhos recomendamos que você acompanhe o desempenho da sua rede. Para isso, você pode usar o site www.speedtest.net ou mesmo o próprio PSafe Total que tem uma função feita para ajudar você nisso.

Esse acompanhamento poderá ajudá-lo a verificar se a velocidade contratada corresponde realmente a que chega ao seu computador, o que às vezes não acontece e, também, a descobrir se o número de dispositivos que usam a sua rede não exige a contratação de um pacote mais potente de internet.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…