Categorias: Desempenho

Por que o celular esquenta muito?

Há algum tempo, os noticiários foram tomados por casos de acidentes causados pelo superaquecimento de celulares.

E se você usa bastante o seu smartphone, já deve ter percebido, pelo menos alguma vez, o seu próprio aparelho celular mais quente do que o normal e se questionado: “por que o celular esquenta muito?”.

Entenda quais são as principais causas do superaquecimento e como ficar protegido contra os riscos deste problema.

Leia mais: Descubra como recuperar mensagens apagadas recentemente do WhatsApp

Por que meu celular esquenta muito?

Se enquanto você utiliza seu celular, ele esquenta demais, este pode ser um sinal de que há algo de errado. Existem alguns aplicativos no mercado, como o dfndr security, app gratuito para Android, que exibem na tela um aviso quando a temperatura interna do telefone fica alta demais.

A mensagem de alerta aparece como mecanismo de proteção contra os danos do superaquecimento, que vão desde o desgaste das peças do aparelho, passando pelo vício da bateria e chegando ao extremo da explosão de aparelhos.

Veja o que fazer para evitar o superaquecimento

Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital, dá algumas dicas para você protege seu celular contra o superaquecimento:

  • Remova a capa do seu celular: as capas protegem, mas, dependendo do material de que são feitas, também ajudam a preservar o calor do celular. Por isso, é recomendável que você use sempre capas originais criadas pela fabricante do seu celular.
  • Não utilize o celular enquanto recarrega: quando o celular está conectado à tomada, ele tende a ficar mais quente que o normal uma vez que está recebendo energia elétrica. Por isso, há a recomendação das fabricantes para que você não use seu aparelho enquanto ele está ligado na energia, devido ao risco de choque elétrico e incêndio.
  • Utilize bateria e carregadores originais: energia elétrica é algo sério e o uso de baterias e carregadores que não sejam os originais podem colocar sua segurança em risco. Ao receber uma carga maior que aquela para qual o aparelho foi destinado, há o risco de choque elétrico e, dependendo da intensidade, até mesmo explosões.
  • Não durma com o celular embaixo do travesseiro: ao dormir com o celular sob o travesseiro, você se coloca em enorme risco. Ainda que o aparelho não esteja conectado à tomada, ele ficará com suas saídas de ventilação fechadas, o que pode acarretar em superaquecimento. Este risco aumenta a cada hora que passa sob o travesseiro, tornando viável o risco de incêndio e explosão do dispositivo.
  • Desative funções que não esteja utilizando: em caso de aquecimento, você pode desativar funções como Wi-Fi e Bluetooth, que consomem energia mesmo quando não estão sendo utilizadas. Outra forma de auxiliar no resfriamento é encerrando aplicativos que rodam em segundo plano.
  • Reduza o brilho da tela do seu celular: o brilho da tela é um dos responsáveis pelo consumo de energia do aparelho. Ao abaixar o consumo de energia, você auxilia no resfriamento do aparelho.
  • Evite expor o celular diretamente ao Sol: mantenha seu celular em local arejado e, sempre que possível, evite o contato prolongado e direto aos raios de sol. Além de superaquecer o dispositivo, você corre o risco de danificá-lo permanentemente.
  • Evite rodar jogos ou filmes por muito tempo: estes são alguns dos aplicativos que exigem muita energia dos celulares. Evite utilizá-los por muito tempo e, caso o aparelho já esteja muito quente, pause o uso até que o celular retorne à sua temperatura normal.

Como resfriar meu celular em segundos?

Alguns aplicativos possuem a opção de Resfriar CPU, como o dfndr security, aplicativo gratuito de segurança. Com ela, você consegue diminuir a temperatura do celular com apenas um clique. Para realizar a função é bem simples:

  1. Instale o dfndr security. Você pode baixar o app aqui
  2. Toque em Ferramentas e, na área Performance, escolha a função Resfriar CPU
  3. Aguarde alguns segundos até que app resfrie o seu celular e pronto!

Leia também: Tire vírus do email que envia spam, malwares e phishings em seu nome

PUBLICIDADE

Thaisy Pecsen

Repórter do dfndr blog. Conta com a parceria dos especialistas do dfndr lab para trazer em primeira mão notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, vírus e suas variações.

Compartilhar
Publicado por
Thaisy Pecsen

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

1 ano atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás