A Internet vem com um montão de benefícios, buscas rápidas, networking, conectar-se com amigos e um monte de informação ao seu alcance. Mas a internet também esconde perigos, um deles envolve os hackers que fazem softwares para entrar em seu computador e danificar o sistema.
O Cavalo de Tróia (ou Trojan) tem como objetivo manter-se ocultos enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Ao contrário dos vírus e worms, os Cavalos de Tróia não se propagam sozinhos, podem vir em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, que se aproveitam de vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no aparelho.
Na grande maioria dos casos, o Cavalo de Tróia é instalado como se fosse um software original, mas que na verdade, instala uma série de vírus diferentes na máquina do usuário. Só para se ter ideia, hoje, 80% das infecções do mundo são causadas por Cavalos de Tróia.
Esse tipo de infecção pode fazer com que o PC trave diversas vezes, permite que um criminoso possa controlar seu computador e roubar dados, além de modificar arquivos de sistema.
Ser vítima de um Cavalo de Tróia pode assustar, mas com proteção de um antivírus, você consegue bloquear esse tipo de ameaça.
Além de baixar um antivírus, certifique-se de que você faz o download de arquivos em sites e servidores confiáveis. Evite blogs de download ilegais, torrents e desconfie de links e anexos enviados por e-mails, mesmo que a mensagem venha de um amigo ou contato confiável.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…