cavalo de troia

Entenda o que é Trojan ou Cavalo de Tróia

Os Trojans (ou Cavalos de Tróia) são malwares que invadem seu computador por meio de arquivos maliciosos criados por hackers. Saiba como se proteger.

Os Trojans (também conhecidos como Cavalos de Tróia) são conhecidos por responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais.

Esta ameaça é muito perigosa porque consegue se disfarçar no computador, passando-se por um programa legítimo. No entanto, o Cavalo de Tróia se mantém oculto enquanto instala ameaças mais robustas em computadores e traz muitos riscos à sua vida digital. Apenas nos 80 primeiros dias de 2022, a PSafe já realizou mais de 2.6 milhões de bloqueios de Trojans no Brasil. 

O melhor, então, é saber se proteger seguindo as nossas dicas! Neste post, você vai entender melhor o que é o Trojan, como ele ataca e vai descobrir como blindar seus dispositivos dessa ameaça.

De onde vem o nome “Cavalo de Tróia”?

Este nome é baseado na Guerra de Tróia, um conflito bélico da mitologia grega. Segundo a história, os gregos utilizaram um grande cavalo de madeira para esconder soldados, conseguirem entrar na cidade de Tróia sem serem vistos, e realizarem um ataque durante a madrugada para conquistar a cidade.

Em outros termos, é exatamente isso que o Cavalo de Tróia faz em dispositivos digitais: entra no computador disfarçado como um software ou arquivo inofensivo. No entanto, quando instalado, o Trojan traz junto ladrões de senhas e backdoors, que garantem acesso remoto ao computador.

Isto acontece porque o Trojan não consegue se espalhar sozinho, e esta é a principal diferença do Cavalo de Tróia para os vírus e worms.

O que os trojans podem fazer?

  • Acesso remoto (ou backdoors): permitem conexão remota ao equipamento infectado;
  • Registro de informações digitadas e roubo de senhas;
  • Roubo de informações do sistema;
  • Abertura de brechas no sistema operacional, facilitando a entrada de outras ameaças e vírus.

Estes tipos de infecções podem fazer com que o computador trave diversas vezes, permitindo que um criminoso possa controlar seu dispositivo e roubar dados, além de modificar arquivos de sistema.

Como os trojans atacam seu celular?

Os Trojans podem vir em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos que se aproveitam de vulnerabilidades do navegador para instalar a praga no aparelho.

Os Cavalos de Tróia vêm acompanhados de backdoors e ladrões de senhas, e não precisam infectar outros programas. Por isso, são de difícil detecção por grande parte dos antivírus. Eles circulam na internet como programas úteis ao usuário ou por meio de mensagens de e-mail que procuram abusar da curiosidade dos internautas, levando-os a baixar anexos maliciosos.

Devido a esta forma de atuação, os Cavalos de Tróia são utilizados em muitos dos crimes virtuais que acontecem hoje em dia. Em alguns casos, são utilizados vários tipos diferentes de trojans, todos com o propósito de carregar para o computador uma função maliciosa. Como já informado, os backdoors são um destes tipos, mas também há os trojans espiões, os trojans ladrões de senhas e também os trojan proxies, que fazem do seu computador uma máquina de distribuição de spams.

Por fim, também há o trojan bancário, que tem a função de roubar dados financeiros, de servidores de e-mails, de redes sociais e sites de compras. Esta ameaça consegue alterar alguns arquivos do sistema, especialmente nas configurações de DNS ou de proxy, efetuando o roubo das informações.

Como proteger seu celular?

Ser vítima de um Cavalo de Tróia pode assustar, mas com proteção de uma solução especializada e boas práticas de segurança, você consegue bloquear esse tipo de ameaça.

De acordo com a equipe composta pelos profissionais de segurança da PSafe, o usuário deve optar por baixar apps e outros arquivos apenas de sites e servidores oficiais, evitando blogs de download ilegais e Torrents, por exemplo. “É importante evitar instalações provenientes de links desconhecidos, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem e redes sociais”, explica o executivo-chefe de Segurança da PSafe, Emilio Simoni. Desconfie também de links e anexos enviados por e-mails, mesmo que a mensagem venha de um amigo ou contato que você já conhece.

Outra forma de manter a proteção sem se preocupar muito é por meio de uma solução especializada. O dfndr security é um aplicativo de segurança gratuito que contém uma série de funções que protege o seu celular contra Trojans e golpes digitais. Diferente dos antivírus, ele é o único que oferece proteção em tempo real dentro de aplicativos nos quais é comum ocorrer a viralização de links maliciosos.

Agora que você já sabe proteger seu celular do roubo de dados, não pare por aí. Veja mais um post sobre o roubo físico de aparelhos e aprenda a blindar seus aplicativos bancários em caso de furtos ou assaltos.

Tags: