Categorias: Cibersegurança

Como se proteger do ransomware CryptoLocker

O aplicativo de segurança dfndr security não só previne os usuários contra futuras infecções do CryptoLocker, como também elimina esse ransomware em dispositivos já infectados.

O CryptoLocker é um tipo de malware que atacava primariamente PCs mas agora vem afetando usuários de Android também. Frequentemente ele é espalhado através de um APK infectado baixado por outras lojas de aplicativos inseguros, que não a Google Play.

Para enganar os usuários e se instalar nos dispositivos, o malware se passa por um app atrativo, como uma nova rede social, chat ou jogo. Quando instalado e aberto pode tomar conta dos dispositivos, seja tablet ou smartphone, e ao tentar usar o aparelho aparecerá um aviso dizendo que você está vendo e navegando por sites ilegais como de pornografia infantil. Então mostrará um aviso de punição jurídica e criminal, a não ser que você pague 300 dólares.

Mas como o dfndr security pode te prevenir contra esse abuso?

Situação 1: Se você que já tem o dfndr security instalado tenta executar o APK infectado, um alerta irá aparecer na tela e recomendamos que você cancele a instalação.

Situação 2: Se você deseja checar se todos os aplicativos do celular estão seguros e livres de malwares, inclusive o CryptoLocker, basta baixar o dfndr security na Google Play e fazer uma verificação. O PSafe Total protege o seu Android contra diversas ameaças virtuais.

Situação 3: Se o seu Android está infectado e você acabou de instalar o dfndr security, pode fazer a remoção do malware em 3 passos:

  1. Abrir o dfndr security através do centro de notificações no topo da tela do Android;
  2. Rodar qualquer aplicativo através da barra de notificações, então apertar o botão de Home e fazer a verificação do dfndr security;
  3. Reiniciar o celular.

Situação 4: Se o telefone está infectado e você perdeu o controle dele por causa do CryptoLocker, procure outro telefone Android ou um computador, abra o navegador, procure por dfndr security na Google Play e clique em Instalar utilizando a mesma conta que você usa no aparelho. Isto fará  uma instalação remota no aparelho infectado (o qual você não tem controle por causa do CryptoLocker).

Uma vez que a instalação estiver completa, vá no celular e toque na notificação que diz que o “dfndr security foi instalado com sucesso”, então abra o programa e faça uma verificação, conforme situação 3, para remover este malware.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…