Como se proteger do ransomware CryptoLocker

Xi, pegou o CryptoLoker? Calma, a PSafe tem várias soluções. Confira aqui dicas para prevenir o contágio ou remover esse Ransomware do seu Android.

O aplicativo de segurança dfndr security não só previne os usuários contra futuras infecções do CryptoLocker, como também elimina esse ransomware em dispositivos já infectados.

O CryptoLocker é um tipo de malware que atacava primariamente PCs mas agora vem afetando usuários de Android também. Frequentemente ele é espalhado através de um APK infectado baixado por outras lojas de aplicativos inseguros, que não a Google Play.

Para enganar os usuários e se instalar nos dispositivos, o malware se passa por um app atrativo, como uma nova rede social, chat ou jogo. Quando instalado e aberto pode tomar conta dos dispositivos, seja tablet ou smartphone, e ao tentar usar o aparelho aparecerá um aviso dizendo que você está vendo e navegando por sites ilegais como de pornografia infantil. Então mostrará um aviso de punição jurídica e criminal, a não ser que você pague 300 dólares.

Mas como o dfndr security pode te prevenir contra esse abuso?

Situação 1: Se você que já tem o dfndr security instalado tenta executar o APK infectado, um alerta irá aparecer na tela e recomendamos que você cancele a instalação.

Situação 2: Se você deseja checar se todos os aplicativos do celular estão seguros e livres de malwares, inclusive o CryptoLocker, basta baixar o dfndr security na Google Play e fazer uma verificação. O PSafe Total protege o seu Android contra diversas ameaças virtuais.

Situação 3: Se o seu Android está infectado e você acabou de instalar o dfndr security, pode fazer a remoção do malware em 3 passos:

  1. Abrir o dfndr security através do centro de notificações no topo da tela do Android;
  2. Rodar qualquer aplicativo através da barra de notificações, então apertar o botão de Home e fazer a verificação do dfndr security;
  3. Reiniciar o celular.

Situação 4: Se o telefone está infectado e você perdeu o controle dele por causa do CryptoLocker, procure outro telefone Android ou um computador, abra o navegador, procure por dfndr security na Google Play e clique em Instalar utilizando a mesma conta que você usa no aparelho. Isto fará  uma instalação remota no aparelho infectado (o qual você não tem controle por causa do CryptoLocker).

Uma vez que a instalação estiver completa, vá no celular e toque na notificação que diz que o “dfndr security foi instalado com sucesso”, então abra o programa e faça uma verificação, conforme situação 3, para remover este malware.

Tags: