Categorias: Cibersegurança

Programa de computador que se passa por criança vence Teste de Turing

 

O jovem Eugene Goostman, de 13 anos, fez história ao ser o primeiro a conseguir passar no Teste de Turing. O fato não teria nada de anormal, não fosse o ‘rapaz’ um computador. O programa conseguiu enganar parte de um júri se passando por uma criança de 13 anos. Para alcançar o êxito e vencer o teste, o computador precisou convencer 33% dos interlocutores humanos em uma conversa escrita.

Esta não é a primeira vez que um programa alega ter conseguido passar pelo Teste de Turing. Mas foi a primeira vez que o feito foi registrado oficialmente. O Turing Test foi realizado na Universidade de Reading, no Reino Unido. Os responsáveis pelo desenvolvimento do programa são o russo Vladimir Veselov e o ucraniano Eugene Demchenko. A dupla trabalhou no projeto desde 2001. Após vencer o teste, Eugene Goostman mostrou que é um jovem bastante confiante. “Sinto que passar o teste de Turing foi fácil. Não foi nada original”. 

O Teste de Turing foi criado na década de 50 pelo britânico Alan Turing, um dos pioneiros da informática. O teste é realizado a partir de uma conversa com duração de cinco minutos entre o júri e o computador. O parâmetro levado para o julgamento leva em conta se a forma de escrever se assemelha ao de uma pessoa comum com aquela idade. “Nosso principal objetivo era fazer com que ele (Eugene Goostman) pudesse mostrar que sabia falar qualquer coisa, mas a verdade é que com aquela idade também seria perfeitamente razoável que não soubesse tudo”, esclareceu Veselov.

Durante o evento, cinco programas se apresentaram. O júri era composto por especialistas e atores. O professor da Universidade de Reading, Kevin Warwick, lembrou que o êxito alcançado pelo computador não deve ser, necessariamente, festejado, uma vez que aumenta a probabilidade de um ser humano ser enganado por um computador.

“O teste é uma ferramenta vital para combater uma ameaça. É importante entender melhor como comunicações deste gênero, online e em tempo real, podem influenciar um indivíduo de uma forma a enganá-lo e levá-lo a acreditar que é uma coisa séria quando na verdade não é”, declarou Warwick.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás