Categorias: Cibersegurança

Facebook e WhatsApp aumentam encriptação de mensagens

A confusão com a Apple e o FBI fez com que outros apps começassem a se preocupar com a segurança de seus usuários. A briga da marca lançada por Steve Jobs com a justiça americana acontece devido a liberação de códigos para que as autoridades acessem o celular de um atirador que matou 14 pessoas em dezembro de 2015 nos Estados Unidos.

A Apple se opôs e comprou uma briga que coloca em risco a segurança dos usuários. A empresa acredita que essa liberação pode pôr em risco toda estratégia criada durante anos para proteger as informações dos clientes. Apesar de lamentar o massacre, o presidente da companhia acredita que este procedimento seria um retrocesso.

Veja mais: Como ficar invisível no WhatsApp. 

Do mesmo modo o Facebook teme a justiça, porém são as autoridades brasileiras que amedrontam a rede social. O vice-presidente do site foi preso por descumprir uma ordem judicial de divulgar dados do WhatsApp de suspeitos por tráfico de drogas. Mesmo a multa de 1 milhão por dia não foi suficiente para intimidar a presidência e o Facebook permaneceu com sua decisão.

Devido aos casos que ocorreram nestes últimos meses, os executivos do Vale do Silício estão trabalhando muito para desenvolver uma tecnologia que aumente a segurança nas mensagens trocadas pelos usuários. O WhatsApp tem trabalhado para que, até mesmo suas mensagens de áudio, sejam encriptadas tanto em chats individuais quanto nos grupos que o app disponibiliza.

Os diretores das empresas consideram que a privacidade do usuário é um grande negócio e pretendem codificar as mensagens aumentando a segurança. O problema maior é a dificuldade em encontrar uma maneira didática para que todos consigam utilizar sem muitas dúvidas ou dificuldades. Mas todos já estão trabalhando por isso. O que nos faz aguardar por novidades em breve.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…