Categorias: Cibersegurança

Fraudes financeiras aumentam com a internet

Antigamente, os ladrões de bancos precisavam arrombar uma agência ou esperar os clientes sacarem o dinheiro para conseguirem aplicar a fraude financeira. Hoje o golpe pode ser facilmente aplicado através da internet – e esta modalidade vem crescendo cada vez mais.

Segundo pesquisa do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes e Segurança no Brasil (Cert.br), somente em 2012 houve a aplicação de 69.561 golpes financeiros. Já em 2013, os primeiros seis meses registraram 34 mil fraudes financeiras, o que representa uma média de 93 casos por dia. A expectativa é que este ano supere o total de ataques registrados em 2012.

O resultado é um prejuízo grande para os cofres dos bancos brasileiros. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que teve prejuízos de R$ 1,4 bilhão em 2012. Este total inclui não somente os ataques on-line a conta correntes e poupanças, mas também a clonagem de informações de cartões de crédito e o roubo dos próprios cartões.

Ainda analisando a pesquisa divulgada pelo Cert.br, a região com mais incidência de fraudes financeiras é o Sudeste, especialmente nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com explicações da gerente de segurança da entidade, Cristine Hoepers, o motivo é o grande número de usuários de internet banking nestes estados. 

Golpes

A maioria das fraudes financeiras virtuais acontecem da mesma forma, através da criação de sites falsos de bancos, empresas aéreas e administradoras de cartões de crédito. Sem perceber que está acessando um site falso, o usuário insere os seus dados pessoais, tendo todas as informações roubadas.

Para evitar ser uma vítima, é necessário estar atento para o site que acessa e é recomendável ter o PSafe Busca Segura instalado, que vai informar se uma página é maliciosa antes mesmo de ela ser acessada.

Ter o PSafe Antivirus funcionando no PC também é importantíssimo para detectar e eliminar qualquer ameaça que coloque sua segurança digital em risco.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…