Fraudes financeiras aumentam com a internet

Antigamente, os ladrões de bancos precisavam arrombar uma agência ou esperar os clientes sacarem o dinheiro para conseguirem aplicar a fraude financeira. Hoje o golpe pode ser facilmente […]

Antigamente, os ladrões de bancos precisavam arrombar uma agência ou esperar os clientes sacarem o dinheiro para conseguirem aplicar a fraude financeira. Hoje o golpe pode ser facilmente aplicado através da internet – e esta modalidade vem crescendo cada vez mais.

Segundo pesquisa do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes e Segurança no Brasil (Cert.br), somente em 2012 houve a aplicação de 69.561 golpes financeiros. Já em 2013, os primeiros seis meses registraram 34 mil fraudes financeiras, o que representa uma média de 93 casos por dia. A expectativa é que este ano supere o total de ataques registrados em 2012.

O resultado é um prejuízo grande para os cofres dos bancos brasileiros. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que teve prejuízos de R$ 1,4 bilhão em 2012. Este total inclui não somente os ataques on-line a conta correntes e poupanças, mas também a clonagem de informações de cartões de crédito e o roubo dos próprios cartões.

Ainda analisando a pesquisa divulgada pelo Cert.br, a região com mais incidência de fraudes financeiras é o Sudeste, especialmente nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com explicações da gerente de segurança da entidade, Cristine Hoepers, o motivo é o grande número de usuários de internet banking nestes estados. 

Golpes

A maioria das fraudes financeiras virtuais acontecem da mesma forma, através da criação de sites falsos de bancos, empresas aéreas e administradoras de cartões de crédito. Sem perceber que está acessando um site falso, o usuário insere os seus dados pessoais, tendo todas as informações roubadas.

Para evitar ser uma vítima, é necessário estar atento para o site que acessa e é recomendável ter o PSafe Busca Segura instalado, que vai informar se uma página é maliciosa antes mesmo de ela ser acessada.

Ter o PSafe Antivirus funcionando no PC também é importantíssimo para detectar e eliminar qualquer ameaça que coloque sua segurança digital em risco.

Tags: