Já pensou no que faria se as suas conversas, fotos ou vídeos pessoais fossem parar na internet? Infelizmente, muitas pessoas já passaram por isso. É só os arquivos caírem na mão de alguém mal-intencionado para nos depararmos com mais uma vítima de vazamento no mundo digital. Mas como se prevenir de situações como essas?
Leia mais: Conheça 10 famosos que tiveram fotos íntimas vazadas na internet
Na Google Play, já é possível encontrar uma série de apps com funções voltadas para a proteção de dados. O DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, é gratuito e conta com cinco funções para garantir mais segurança para informações e mídias. Se o celular for roubado, é possível realizar gerenciamento remoto. Mesmo longe do aparelho, você é capaz de apagar todos os dados existentes, bloquear o uso do dispositivo, acionar um alarme e, caso o GPS esteja ligado, localizá-lo.
Além do tradicional bloqueio de tela, você pode definir senhas específicas para a abertura de aplicativos em que mais troca informações pessoais, como o WhatsApp e Facebook. Caso você esqueça o seu celular em algum lugar, ficará mais difícil para outra pessoa acessar e ler as suas conversas.
Para proteger fotos de situações pessoais ou, até mesmo, os registros de momentos íntimos, o app também fornece uma pasta secreta que somente você pode acesar. As fotos deixarão de aparecer na sua Galeria convencional e, para visualizá-las, você precisará abrir o DFNDR, acessar a função e digitar uma senha. Por último, você conta com o antivírus, que monitora e protege o seu celular contra tentativas de invasão realizadas por hackers (também conhecidas como phishing).
Leia mais: PSafe apoia privacidade digital com a campanha #EuQueDecido
Importante destacar que o app também conta com Proteção Avançada caso alguém mal-intencionado tente apagá-lo para ficar livre da garantia de segurança. Mas se mesmo assim, algo pessoal seu vazar na internet, lembre-se que isso é crime. Veja como denunciar:
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…