Categorias: Ciberataques

Alerta! Golpe no WhatsApp que promete maquiagem grátis já atingiu mais de 725 mil pessoas

Hackers estão usando a marca O Boticário para lançar novo golpe no WhatsApp e, dessa vez, a armadilha promete à vítima um lápis delineador grátis. Os criminosos se aproveitaram de uma promoção verdadeira da empresa, encerrada recentemente, para criar um golpe quase idêntico ao real, visando enganar mais pessoas.

Em cinco dias, o DFNDR Security – único aplicativo de segurança com proteção em tempo real contra ataques no WhatsApp, Facebook e SMS – realizou 725 mil bloqueios do golpe e esse número não para de subir. Alerte seus amigos!

Como funciona o golpe no WhatsApp do O Boticário

A isca é compartilhada por link, através do WhatsApp, e informa que o O Boticário está distribuindo gratuitamente um milhão de lápis delineadores.


Para ganhar o prêmio, a vítima precisa responder a um questionário de três perguntas. Independentemente da resposta, ela é encaminhada a uma página falsa, que solicita o compartilhamento do falso link com mais 10 contatos do WhatsApp.

No final, além de não ganhar o prêmio prometido, a vítima pode ser cadastrada em um serviço de SMS pago ou passar a ver contínuos anúncios, onde o criminoso receberá dinheiro por cada visualização. Além disso, o hacker solicita permissão para enviar notificações ao celular do usuário, possibilitando que ele mande outros golpes no futuro, sem precisar enviar links.

Leia também: Trimestre registra aumento de 930% em phishing via aplicativo de mensagem

Tenha cuidado ao clicar em links!

Os hackers estão criando golpes cada vez mais realistas. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao clicar em links na internet, inclusive se eles forem compartilhados pelos seus amigos. Desconfie também de grandes descontos ou promessas de brindes e presentes. Em caso de dúvida, utilize a Análise de Links do DFNDR Lab para saber se um link é perigoso.

Mantenha um antivírus instalado no celular e dê preferência para um que tenha ferramenta de anti-phishing, como o DFNDR Security, que bloqueia automaticamente links perigosos dentro de navegadores de internet e outros aplicativos, como WhatsApp.

Caiu no golpe?

Solicite o cancelamento de qualquer serviço de SMS pago que o criminoso possa ter contratado à sua operadora de celular; remova a permissão de notificações do seu navegador de internet, para que você não receba novas mensagens de golpe pelo telefone; e por fim, passe um antivírus no celular, para identificar qualquer ameaça instalada.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás