Alerta! Golpe no WhatsApp que promete maquiagem grátis já atingiu mais de 725 mil pessoas

Hackers lançaram novo golpe no WhatsApp que promete delineador grátis do O Boticário. Entenda como funciona a armadilha!

Hackers estão usando a marca O Boticário para lançar novo golpe no WhatsApp e, dessa vez, a armadilha promete à vítima um lápis delineador grátis. Os criminosos se aproveitaram de uma promoção verdadeira da empresa, encerrada recentemente, para criar um golpe quase idêntico ao real, visando enganar mais pessoas.

Em cinco dias, o DFNDR Security – único aplicativo de segurança com proteção em tempo real contra ataques no WhatsApp, Facebook e SMS – realizou 725 mil bloqueios do golpe e esse número não para de subir. Alerte seus amigos!

Como funciona o golpe no WhatsApp do O Boticário

A isca é compartilhada por link, através do WhatsApp, e informa que o O Boticário está distribuindo gratuitamente um milhão de lápis delineadores.

golpe-no-whatsapp

Para ganhar o prêmio, a vítima precisa responder a um questionário de três perguntas. Independentemente da resposta, ela é encaminhada a uma página falsa, que solicita o compartilhamento do falso link com mais 10 contatos do WhatsApp.

No final, além de não ganhar o prêmio prometido, a vítima pode ser cadastrada em um serviço de SMS pago ou passar a ver contínuos anúncios, onde o criminoso receberá dinheiro por cada visualização. Além disso, o hacker solicita permissão para enviar notificações ao celular do usuário, possibilitando que ele mande outros golpes no futuro, sem precisar enviar links.

Leia também: Trimestre registra aumento de 930% em phishing via aplicativo de mensagem

Tenha cuidado ao clicar em links!

Os hackers estão criando golpes cada vez mais realistas. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao clicar em links na internet, inclusive se eles forem compartilhados pelos seus amigos. Desconfie também de grandes descontos ou promessas de brindes e presentes. Em caso de dúvida, utilize a Análise de Links do DFNDR Lab para saber se um link é perigoso.

Mantenha um antivírus instalado no celular e dê preferência para um que tenha ferramenta de anti-phishing, como o DFNDR Security, que bloqueia automaticamente links perigosos dentro de navegadores de internet e outros aplicativos, como WhatsApp.

Caiu no golpe?

Solicite o cancelamento de qualquer serviço de SMS pago que o criminoso possa ter contratado à sua operadora de celular; remova a permissão de notificações do seu navegador de internet, para que você não receba novas mensagens de golpe pelo telefone; e por fim, passe um antivírus no celular, para identificar qualquer ameaça instalada.

Tags: