Categorias: Cibersegurança

Por que o dfndr enterprise é tão eficiente no bloqueio de golpes no Brasil?

Um dos grandes diferenciais do dfndr enterprise é a capacidade de bloquear golpes no Brasil com altíssima eficiência. Afinal, é um produto feito por brasileiros e para brasileiros. Mas, como exatamente ele é tão eficaz nesse bloqueio? É isso que responderemos neste post. 

Entenda um pouco melhor como funciona a solução na detecção de ameaças nacionais, como o aspecto cultural é tão impactante nos golpes e como nossos pesquisadores e soluções estão preparados para lidar com esse desafio. 

O peso da cultura nos golpes no Brasil

Em 2014 a BBC publicou uma notícia sobre a psicologia por trás dos golpes, em que um pesquisador identificou 7 “princípios” nos quais eles se baseiam. São eles: 

  • Urgência:
  • Obediência à autoridade;
  • Mentalidade de Manada:
  • Distração;
  • Desejo ou necessidade;
  • Desonestidade;
  • Caridade.

Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab e Chief Security Officer na PSafe, explica um pouco melhor esses princípios. “Praticamente todos os golpes que detectamos são uma combinação desses fatores. É claro que os argumentos mudam. Mas, no fundo, eles sempre apelam para esses sentimentos.”, explica. 

Golpes no Brasil: falsas vagas de emprego

Para que os golpes tenham ainda mais sucesso, os criminosos usam o contexto do país para apelar ainda mais. Por exemplo, os golpes de falsa vaga de emprego são um problema recorrente no Brasil. Afinal, o país tem a quarta maior taxa de desemprego do planeta. Portanto, a chance desse golpe alcançar mais pessoas é naturalmente muito maior. Confira um exemplo: 

Emilio comenta: “Observe como esse golpe apela para as emoções. Primeiro, o desejo ou a necessidade de conseguir um emprego, potencializados pela situação do país. O golpe circulou no fim de 2020, ápice da pandemia, em que havia uma grande procura por trabalho. Além disso, existe a urgência explícita, com a palavra literalmente aparecendo no golpe, e implícita, pois quem recebe sabe que muita gente também está procurando”, aponta. 

Recentemente, uma nova versão começou a aparecer:  

Golpes no Brasil: falsas promoções

Segundo uma pesquisa de uma empresa especializada em avaliar comportamentos de consumo, o Brasil está entre um dos países com maior potencial de compras promocionais Por isso, o golpe da falsa promoção é outro dos que mais faz sucesso por aqui. Confira um exemplo: 

O golpe da falsa promoção é o preferido dos criminosos no país, alcançando 46% do volume total em 2021. O importante, para os especialistas em cibersegurança, é conhecer esses comportamentos e ficar mais atento a esse tipo de golpe. 

Emilio comenta por que esses temas são tão comuns: “Como o cibercrime atual é muito organizado, não dá para descartar a possibilidade dos criminosos pesquisarem os dados e construir golpes baseados neles. Porém, é provável que eles façam isso de forma intuitiva, ou por saberem que dá mais certo. Afinal, o criminoso brasileiro também está inserido no país.” completa. 

Não é à toa que, em 2021, 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes de phishing, o que mostra como nosso país ainda não está tão protegido quanto deveria. Felizmente, o dfndr enterprise foi desenvolvido para bloquear esses golpes. Conheça çmais sobre a ferramenta e descubra como!

Golpes nos EUA: falsas doações públicas

Agora, vamos analisar um golpe muito comum nos EUA. A AARP, Associação de Aposentados dos Estados Unidos, destaca o golpe das falsas doações políticas como uma grande ameaça no país. Isso tem ligação direta com a cultura de participação política por lá, muito maior do que no Brasil. 

A classificação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico mostra a participação dos cidadãos de um país na criação das leis. O resultado dos EUA (3,1) está muito acima do Brasil (2,2) e da média mundial (2,4). 

Emilio comenta: “São dados que indicam por que o golpe das falsas doações é tão forte por lá. Criminosos se passam por partidos, candidatos, comitês ou qualquer outra entidade política, para recolher falsas doações de pessoas que têm um engajamento mais forte. Os exemplos que conversamos acima sinalizam que as escolhas dos temas para a aplicação de golpes em cada país não são por acaso.” reforça. 

O aspecto técnico

Os pontos discutidos acima afetam diretamente o funcionamento do dfndr enterprise e como ele é desenvolvido, explicando também a eficácia da solução. A detecção de golpes é feita por Inteligência Artificial, em combinação com a comparação com a nossa base de dados própria. 

Emílio resume bem como o produto funciona: “Uma ferramenta de segurança é tão eficiente quanto às informações que ela recebe. Ou seja, a I.A. que avalia as ameaças aprende conforme é exposta a golpes como o phishing ou ataques como o ransomware. Como boa parte do nosso público é brasileiro, nossa I.A. está super afiada nos golpes no Brasil.”, conclui. 

Complementando a Inteligência Artificial, a equipe de segurança da PSafe faz ajustes manuais no produto. Parte do nosso time é focada apenas em encontrar e estudar ameaças nacionais, exatamente para tornar a nossa inteligência artificial mais poderosa. É por isso que a PSafe está sempre na mídia, por exemplo, divulgando vazamentos, como o site público que expôs 426 milhões de dados

Vamos a um exemplo para deixar essa diferença ainda mais clara. Na época das festas de fim de ano existem muitos golpes com essa temática, por todo o mundo, mas um deles é mais específico ao público brasileiro: o Pix de Natal, como na imagem abaixo. 

Durante a produção desse conteúdo, o golpe já havia sido bloqueado pelos produtos dfndr 38.653 vezes, em apenas cinco dias. Ainda assim, o verificador de links maliciosos Vírus Total, que agrega análises de diversos produtos, não o classificava como ameaça. 

Emilio explica: “É um exemplo claro de como o dfndr enterprise é eficiente em detectar golpes brasileiros. Nem todos os modelos são tão treinados para isso como o nosso e os pesquisadores podem não saber como os golpes com Pix são tão comuns, especialmente nessa época do ano.”, finaliza.  

O dfndr enterprise é uma ferramenta global, preparada para bloquear qualquer tipo de golpe, independente da sua origem e nacionalidade. Porém, nosso DNA é brasileiro, trazendo o diferencial de bloquear golpes no nosso país de forma ainda mais eficiente. 

Para saber mais sobre como nossa solução pode se adequar às necessidades da sua empresa, entre em contato conosco pelo formulário a seguir:

    Thiago Savelli

    Redator SEO/UX no Grupo CyberLabs. Formado em jornalismo, trabalhou com as principais agências de marketing de conteúdo do Brasil. Escreve sobre cibersegurança com o apoio dos especialistas do dfndr lab.

    Posts Recentes

    Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

    "Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

    1 ano atrás

    Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

    Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

    1 ano atrás

    Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

    Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

    1 ano atrás

    Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

    Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

    1 ano atrás

    O que é XDR? Tecnologia é a mais eficiente na guerra contra a ciberpandemia

    A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…

    2 anos atrás

    ‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

    Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

    2 anos atrás