Categorias: Cibersegurança

Dicas simples de como manter seu celular Android mais seguro

Ao contrário de outros sistemas de smartphones que regulam o uso e aplicação, o Android é um relativamente flexível. Mas toda essa independência também deixa você vulnerável a ameaças da Internet e do ‘mundo real’.

Aqui estão algumas sugestões para manter o seu Android protegido:

Bloqueie seu telefone

A maioria das pessoas associa a “segurança de smartphones” com as ameaças da internet, mas a forma mais básica de segurança é fisicamente bloquear o telefone. Se seu telefone não está devidamente bloqueado, você permite que qualquer um acesse às suas informações privadas quando você não está por perto.

Android fornece alguma segurança através da proteção por senha, mas se você quiser completar essa proteção, deve considerar uma app de segurança Android, que pode derrotar os ladrões ou desabilitar remotamente o telefone.

Use uma capa e película

Acidentes acontecem. Os telefones podem cair. Até o usuário mais cuidadoso pode ser vítima de um acidente. Dependendo do modelo do Android, provavelmente existem capas finas e discretas que irão proteger o seu telefone.

Uma capa com uma película pode parecer um pouco caro ao primeiro olhar, mas garantem que você não leve um grande prejuízo por isso.

Tenha cuidado ao baixar apps

A loja de apps Google Play é um mercado livre. O modelo descontraído e aberto do Google permite que os desenvolvedores de aplicativos criem aplicações rapidamente e respondam aos comentários dos usuários livremente. Isto se traduz em desenvolvedores felizes e um mercado mais diversificado de aplicações, mas também resulta em pouco controle. Aplicativos suspeitos podem passar facilmente por meio das verificações de segurança mínimas até chegar ao cliente.

Isto significa que você deve ser cauteloso com aplicativos desconhecidos ou suspeitos. Quando instalados, esses aplicativos podem liberar um vírus em seu telefone, ou roubar suas informações pessoais.

Faça uma pesquisa de antecedentes de qualquer aplicativo que você deseja baixar. Se é um aplicativo popular, terá um elevado número de downloads e você pode ter quase certeza que é seguro. Se é menos popular, confira os comentários ou procure o aplicativo no Google para pesquisar se tem informes de comportamento malicioso.

E lembre-se de instalar um programa antivírus. Os desenvolvedores de software malicioso disfarçaram o vírus o melhor possível, mas nada passa por um bom sistema de segurança antivírus.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás