Dicas simples de como manter seu celular Android mais seguro

O Android, por ser um OS flexível, pode ter algumas falhas de segurança e essa vulnerabilidade pode afetar seu celular. Veja dicas de como mante-lo.

Ao contrário de outros sistemas de smartphones que regulam o uso e aplicação, o Android é um relativamente flexível. Mas toda essa independência também deixa você vulnerável a ameaças da Internet e do ‘mundo real’.

Aqui estão algumas sugestões para manter o seu Android protegido:

Bloqueie seu telefone

A maioria das pessoas associa a “segurança de smartphones” com as ameaças da internet, mas a forma mais básica de segurança é fisicamente bloquear o telefone. Se seu telefone não está devidamente bloqueado, você permite que qualquer um acesse às suas informações privadas quando você não está por perto.

Android fornece alguma segurança através da proteção por senha, mas se você quiser completar essa proteção, deve considerar uma app de segurança Android, que pode derrotar os ladrões ou desabilitar remotamente o telefone.

Use uma capa e película

Acidentes acontecem. Os telefones podem cair. Até o usuário mais cuidadoso pode ser vítima de um acidente. Dependendo do modelo do Android, provavelmente existem capas finas e discretas que irão proteger o seu telefone.

Uma capa com uma película pode parecer um pouco caro ao primeiro olhar, mas garantem que você não leve um grande prejuízo por isso.

Tenha cuidado ao baixar apps

A loja de apps Google Play é um mercado livre. O modelo descontraído e aberto do Google permite que os desenvolvedores de aplicativos criem aplicações rapidamente e respondam aos comentários dos usuários livremente. Isto se traduz em desenvolvedores felizes e um mercado mais diversificado de aplicações, mas também resulta em pouco controle. Aplicativos suspeitos podem passar facilmente por meio das verificações de segurança mínimas até chegar ao cliente.

Isto significa que você deve ser cauteloso com aplicativos desconhecidos ou suspeitos. Quando instalados, esses aplicativos podem liberar um vírus em seu telefone, ou roubar suas informações pessoais.

Faça uma pesquisa de antecedentes de qualquer aplicativo que você deseja baixar. Se é um aplicativo popular, terá um elevado número de downloads e você pode ter quase certeza que é seguro. Se é menos popular, confira os comentários ou procure o aplicativo no Google para pesquisar se tem informes de comportamento malicioso.

E lembre-se de instalar um programa antivírus. Os desenvolvedores de software malicioso disfarçaram o vírus o melhor possível, mas nada passa por um bom sistema de segurança antivírus.

Tags: