Categorias: Desempenho

Os melhores programas para otimizar o desempenho do seu computador

Atualmente o mercado oferece uma ampla oferta de aplicativos para testar a rapidez e o desempenho do seu computador. Chamados por muitos de aplicativos de benchmark, esses programas trabalham forçando o equipamento ao máximo para testar os seus limites.

Ao final dos testes são exibidas notas e gráficos que comparam o dispositivo com outros de configuração equivalentes. Como um computador é formado por várias partes, algumas pesam mais que outras na questão da performance. Por causa disso, os aplicativos de medição são voltados unicamente para um determinado item.

Com toda essa fragmentação de medidores de desempenho, é preciso que o usuário tenha um panorama geral dos programas que fazem esse tipo de trabalho, antes de confiar a eles a tarefa de lhe mostrar como anda seu PC.

Quer um antivírus que deixa o PC rápido?

Conheça o PSafe Total. O PSafe Total é um programa para limpar o PC e deixar o computador mais rápido, que também oferece um poderoso antivírus contra malwares e outras pragas digitais.

Em um mesmo produto e com um só clique, o usuário deixa seu computador rodando com mais velocidade, elimina arquivos desnecessários que comprometem sua memória e espaço em disco e se protege em tempo real contra todas as ameaças que circulam na internet.

O PSafe Total está disponível para Windows, MAC e Android, totalmente grátis, e é o único a oferecer suporte técnico em português e espanhol.

Outros aplicativos para conferir o desempenho do seu PC

Para verificar o panorama geral do PC

PCMark

O PCMark é voltado para a medição do desempenho geral do computador. O aplicativo realiza diversos testes que cobrem o uso do equipamento como um todo para que o usuário consiga ter uma visão completa da performance do seu PC.

Com esse programa, o usuário passa a ter uma noção real da velocidade do computador em relação a outras máquinas. O PCMark tem uma versão gratuita com funções limitadas, mas que já serve para ver como anda seu PC.

Para verificar o desempenho gráfico do PC

3DMark

Voltado para placas de vídeo, o 3D Mark é considerado um dos melhores medidores de desempenho gráfico de computadores rodando programas, games pesados e que precisam de recursos em 3D. O aplicativo também tem versões para smartphones e tablets. Para a plataforma Windows, o programa é oferecido em diferentes versões que são atreladas ao DirectX que estiver instalado no computador. O programa também tem uma versão gratuita com menos recursos e segue a mesma simplicidade do PCMark, até porque ambos são feitos pela mesma empresa.

Para verificar a duração da bateria

POWERMARK

Saber até onde a bateria de um notebook aguenta também é muito importante e para ajudá-lo, o Powermark é uma boa opção. Produzido pela mesma empresa que criou o 3DMark e PCMark, o programa testa o consumo e a autonomia de energia em notebooks, laptops, tablets e outros dispositivos alimentados por bateria que executam o sistema operacional Windows.

O Powermark realiza um teste consistente que proporcionará ao usuário uma noção mais completa para aplicar no uso de seu equipamento. Ele conta com um conjunto de testes padrão, com um nível de personalização considerável. Além disso, pode ser executado tanto a partir de uma interface gráfica quanto de uma de linha de comandos.

Para verificar a velocidade de rede

Diskmark

Por ser extremamente mecânico, o disco rígido tradicional é uma das partes do computador que pode diminuir bastante o desempenho do PC. Mas com a ajuda do Diskmark o usuário saberá mais sobre o disco do seu equipamento e poderá reduzir a lentidão causada por ele.

O programa vai além da tarefa de analisar o HD, ele pode executar testes em qualquer drive que esteja mapeado em seu computador, seja ele um disco rígido, pendrive ou unidade de rede. No caso deste último, a velocidade a ser medida é a da rede, não a do dispositivo em si.

Para verificar o desempenho do sistema operacional

BootRacer

Quando o sistema demora para carregar, ele termina atrapalhando o uso do computador. Nessa situação, a primeira coisa a ser feita é mensurar o tempo de boot para tentar descobrir a causa e uma maneira de contornar o problema.

Para esta primeira tarefa existe o BootRacer, um aplicativo que serve para medir o tempo que o PC demora para carregar o Windows. Com o BootRacer o usuário pode gravar um tempo de referência, para servir de comparação para os outros. Assim, ele terá certeza da lentidão do computador e do agravamento ou não do problema.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Compartilhar
Publicado por
Redação PSafe

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás