Neste último domingo, morreu um dos mais importantes nomes da história da tecnologia: Marvin Minsky. O pesquisador, cientista e professor de ciência da computação do MIT é o responsável pelas primeiras noções de inteligência artificial como a conhecemos hoje. Na década de 50, o norte-americano desenvolveu diversos projetos que contribuíram para a criação de tecnologias vitais como os computadores modernos e a internet.
O legado
Ao desenvolver a primeira mão robótica capaz de manusear objetos, Minsky instituiu um conceito que serviu de inspiração para diversos cientistas do mundo todo: a inteligência artificial. Segundo ele, não existia praticamente nenhuma diferença na forma como o cérebro humano pensa e um computador é capaz de pensar. Tudo não passava de uma mera questão de capacidade técnica.
Além de equiparar a inteligência humana com a artificial, Marvin Minsky ainda defendeu que as máquinas poderiam superar os humanos. Seus estudos inspiraram diversos artistas modernos que utilizaram essa relação entre homem e computador em suas obras. O mais famoso deles é o diretor Stanley Kubrick, que consultou o cientista para compor melhor o universo do filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”.
Minsky no nosso cotidiano
Diversas tecnologias que utilizamos diariamente foram influenciadas pelo trabalho de Marvin Minsky. O cientista defendeu o compartilhamento das informações digitais gratuitamente entre as pessoas, plantando a semente do projeto que mais tarde resultaria na internet.
Já na área da inteligência artificial, podemos perceber a sua contribuição no nosso dia a dia. A existência dos assistentes pessoais é a prova mais notável da influência de Minsky. De Google Now, Cortana e Siri até o próprio PSafe Total 3.0, o conceito de que um computador irá pensar por conta própria, avaliar as necessidades do usuário e agir por conta própria para facilitar a sua vida só é possível graças aos estudos do cientista.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…