Mais um golpe está circulando pelo WhatsApp. Desta vez, os criminosos oferecem um crédito falso de R$ 50 para o celular. Em apenas um dia, o dfndr security – único aplicativo de segurança com proteção em tempo real contra ataques no WhatsApp, Facebook e SMS – realizou 1, 7 milhão de bloqueios da falsa promoção e o número não para de subir.
A isca é compartilhada por link, através do WhatsApp, e oferece R$ 50 de crédito. Para ganhar o bônus, no entanto, a vítima deve compartilhar o link com seus amigos e grupos no aplicativo, o que contribui para espalhar o golpe mais rapidamente.
E tem mais um armadilha para enganar a vítima: a página do link conta com comentários falsos de pessoas elogiando e recomendando a oferta.
Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital -, explica que o primeiro passo é solicitar à operadora o cancelamento de qualquer serviço de SMS pago que o criminoso induziu a vítima a se cadastrar. Além disso, é preciso rodar um antivírus no celular para identificar se há qualquer ameaça instalada depois do acesso ao link.
Para ficar protegido contra golpes como esse, é fundamental manter um antivírus no celular e que, preferencialmente, contenha uma ferramenta de anti-phishing, como o dfndr security, que bloqueia links maliciosos dentro de aplicativos de mensagem e de navegadores de internet. Para instalar, é só tocar aqui.
Em caso de dúvida, basta selecionar o link e colar no espaço de Análise de Links, do site dfndr lab, para saber se um link é falso ou contém vírus.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…