Seu computador esteve lento ultimamente? Inicia programas automaticamente ou abre janelas no navegador sem sua permissão? Pior ainda, aparece um "tela azul" Windows ou MAC "spinning wheel"?
Se isto lhe parece familiar, você talvez tenha um vírus em seu equipamento. O primeiro que deve fazer é desconectar o computador da internet para impedir que o vírus se expanda. Apague sua conexão de rede ou tire o cabo Ethernet de seu ordenador. Se estiver conectado, ou seja, sem fio, desconecte o adaptador e retire o cartão do adaptador sem fio. Seu objetivo é congelar o vírus para que possa encontra-lo e elimina-lo.
Aqui estão alguns passos simples para localizar e eliminar qualquer vírus que tenha entrado em seu sistema.
1) Em primeiro lugar, faça uma cópia de segurança de seus dados antes de iniciar qualquer processo de eliminação. Isto assegurará que nada seja perdido do seu computador caso tenha que ser reformatado.
2) Confirme que o malware é a razão pela qual seu computador não está funcionando bem. Às vezes problemas de memoria ou hardware com defeito podem ser a causa. Tenha certeza de que seu problema é devido a um vírus.
3) Instale um programa antivírus e otimizador de performance como PSafe Total para se proteger contra malwares e hackers.
4) Reinicie o equipamento em modo seguro clicando F8 quando se reinicia o computador e selecione o modo seguro no menu de opções. Muitos vírus são executados anexando-se aos serviços de inicialização e SafeMode ou modo de segurança, só carrega os arquivos mais essenciais necessários para executar o computador. Quando se inicia em modo de segurança, o computador evitará que qualquer software de terceiros com vírus seja executado.
5) Execute uma análise completa de seu computador usando seu programa antivírus, como o PSafe Total, agora, que está em modo de segurança.
6) Reinicie o equipamento normalmente para provar todos os programas ou navegadores que apresentaram algum problema para confirmar que seu sistema está trabalhando corretamente.
Para evitar que os vírus entrem em seu sistema no futuro, siga estas dicas:
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…