Descubra como recuperar mensagens apagadas recentemente do WhatsApp

Confira o passo a passo e veja qual a forma mais segura para Android e iOS

Com o lançamento da função Apagar mensagem enviada, momentos de curiosidade passaram a fazer parte das conversas dos usuários do WhatsApp. O principal questionamento entre eles é: como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp? Conforme mostrado aqui no blog, infelizmente não é possível recuperar de forma segura uma mensagem que seu amigo enviou e apagou intencionalmente. Mas, de acordo com os próprios desenvolvedores do aplicativo mensageiro, é possível recuperar mensagens, fotos, vídeos e áudios que você mesmo possa ter apagado sem querer, por exemplo.

Como recuperar mensagens apagadas recentemente do WhatsApp?

Importante: Para que você consiga recuperar qualquer tipo de arquivo ou mensagem, é imprescindível que você tenha um backup ativo. Se você nunca fez um backup antes, infelizmente não será possível restaurar conversas do WhatsApp. Caso contrário, basta seguir as orientações de acordo com o sistema operacional do seu celular.

Android:
1- Verifique se a data do último backup realizado bate com a data da conversa que você quer recuperar.
Para isso, vá até os três pontinhos localizados na barra superior > Configurações > Conversas > Backup de Conversas.

2- Se a data coincidir, inicie o processo de restauração.
Feito isso, vá até as Configurações gerais do seu celular > Aplicativos > Armazenamento > Limpar dados.
Ou se preferir, desinstale o WhatsApp do seu celular e instale novamente.

3- Em seguida, abra o app, aceite os Termos de Uso e os de Acessibilidade, insira o número do seu celular e aguarde a verificação.

4- Espere o WhatsApp identificar o backup que está salvo no Google Drive. Siga as instruções oficiais de restauração fornecidas pelo app e pronto!

Leia também: Descubra se é possível ter dois WhatsApp no mesmo celular

iOS:
1- Verifique se a data do último backup realizado bate com a data da conversa que você quer recuperar.
Para isso, abra o WhatsApp, vá até Ajustes > Conversas > Backup de Conversas.

2- Se a data coincidir, inicie o processo de restauração.
Desinstale o WhatsApp do seu celular e instale novamente. Feito isso, abra o app, aceite os Termos de Uso e os de Acessibilidade, insira o número do seu celular e aguarde a verificação.

3- Espere o WhatsApp identificar o backup que está salvo no iCloud. Siga as instruções oficiais de restauração fornecidas pelo app e pronto!

Dica do especialista:
Para os usuários que não ativaram o backup via Google Drive, o WhatsApp salva automaticamente uma cópia de segurança das suas conversas na memória do seu celular, o chamado Backup local. Nesse caso, a única forma de restaurar essa cópia seria com o auxílio de um Gerenciador de Arquivos.
O passo a passo pode variar de acordo o gerenciador usado, mas basicamente você precisará encontrar uma pasta específica onde está o arquivo do Backup local, renomear esse arquivo, desinstalar o WhatsApp e depois instalar novamente.

Caso você queira optar por esse método para recuperar suas conversas apagadas, o ideal é seguir as orientações dadas pelo FAQ oficial do aplicativo, na sessão Restaurando ou transferindo um backup.

Leia também: É possível clonar WhatsApp?

Mas fique esperto!
Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab – laboratório especializado no combate ao cibercrime -, explica que existem diversos aplicativos que oferecem gerenciamento de arquivos. E como o próprio nome já diz, esses apps têm permissão para acessar, visualizar e gerenciar determinados dados do seu celular. Por isso, é preciso ficar atento ao fazer a sua escolha.

“Alguns modelos de celular já vem com esse Gerenciador de Arquivos instalado de fábrica. Nesse caso, o usuário não corre nenhum tipo de riscos ao usá-lo. Mas, caso ele necessite baixar um outro gerenciador, é importante levar em consideração algumas orientações:
– Faça o download diretamente da Google Play ou pelo site oficial do app que você escolheu.
– Leia as avaliações dos outros usuários sobre o funcionamento do app. Você pode encontrá-las também na Google Play. Dessa forma, você conseguirá saber se o aplicativo realmente cumpre o que promete.
– Mantenha um antivírus instalado no seu celular que faça varreduras em tempo real. O dfndr security, por exemplo, verifica se um app é seguro assim que o download é iniciado. Em caso de aplicativos suspeitos, ele envia alertas que informam o usuário sobre os riscos de seguir com a aquela instalação”, completa Simoni. Toque aqui para instalar o dfndr security.

*Texto originalmente publicado em 26 de abril de 2016.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security