Categorias: Privacidade

Proteção de dados pode virar direito fundamental

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 31 de agosto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 17/19, que inclui a proteção de dados, inclusive em meios digitais, como direito fundamental. Agora, a proposta seguirá para votação no Senado.

Se aprovada, a PEC deve trazer ainda mais responsabilidades para as empresas, uma vez que elas deverão assegurar esse direito, que passará a estar listado ao lado de outros já estabelecidos pela Constituição, tais como igualdade e liberdade. Será mais um marco normativo para a proteção de dados, que já teve importante avanço com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Com isso, as empresas devem se preparar para garantir aos seus clientes proteção e sigilo de seus dados, principalmente em um momento onde os ataques ransomwares, como o que vitimou recentemente uma gigante do varejo brasileiro, têm crescido rapidamente, com a estimativa de 1 ataque a cada 11 segundos no mundo.

Proteção e adequação à LGPD em um clique: confira nosso kit

“Com o passar dos meses, temos visto que as empresas têm se tornado alvo dos cibercriminosos, tendo em vista o alto valor que as informações contidas em seus bancos de dados possuem”, ressalta o Presidente da CyberLabs e CEO da PSafe, Marco DeMello.

No início deste ano, a PSafe descobriu e alertou para o vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros. “O modo como os cibercriminosos mudou muito e eles têm utilizado inteligência artificial [IA] para conseguir entrar nos servidores das empresas, criptografar os dados e, assim, solicitar o resgate. Inclusive o cálculo do valor a ser pago por esse resgate é feito por IA”, explica Marco DeMello.

Então, como fazer para prevenir estes ataques?

o VScanner, é a sua melhor escolha para se proteger das ameaças virtuais. Com ele é possível realizar análises profundas e identificar as vulnerabilidades a serem exploradas por hackers, e também ser informado das soluções delas em só um lugar!.

Danielly Diniz

Relações públicas no Grupo CyberLabs. Formada em Jornalismo, atua na área de comunicação há mais de dez anos. Com o apoio dos especialistas do dfndr lab, escreve sobre golpes virtuais, vulnerabilidades na internet, ciberataques e Inteligência Artificial (IA).

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás