O aplicativo de troca de mensagens instantâneas já foi alvo de alguns golpes que se espalharam pelo Brasil. Primeiro o voucher do McDonalds com a falsa promessa de desconto. Depois, a mesma estratégia usou o nome da rede Burger King. Agora, o WhatsApp está com a segurança no alvo dos criminosos que espalham um falso link com a mensagem “Quem visitou seu perfil”.
Segundo o time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, aparentemente, o link mostra as pessoas que visualizaram o perfil do WhatsApp. Mas é uma fraude. Ao clicar o usuário será redirecionado para uma página que solicita o compartilhamento do site para determinado número de amigos e grupos.
Leia mais: Como esconder o status online do WhatsApp
Depois de compartilhar o conteúdo o acesso será direcionado para uma área de propagandas que solicitam assinatura. Esta é a estratégia do grupo: arrecadar utilizando uma falsa promessa. No final, o usuário pode assinar algum serviço na intenção de ver quem visitou seu perfil, mas nunca saberá já que se trata de uma fraude.
Caso você tenha caído neste golpe criminoso ligue para sua operadora e cancele o serviço assinado. Ter um aplicativo como DFNDR também é necessário. O app inibe que vírus e outras ameaças danifiquem seu celular.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…