Categorias: Desempenho

Razões para o superaquecimento do Android

O superaquecimento dos celulares não é algo normal e pode indicar problemas. Fora o risco de explosão, que além de destruir seu celular, pode te deixar marcas. Se a temperatura do seu Android aumenta com frequência, é melhor investigar o motivo.

Aqui, listamos algumas razões para o superaquecimento de smartphones e tablets Android, e dicas para tentar resolver o problema sem passar pela assistência técnica.

Snapdragon 810

O modelo 810 do processador de Snapdragon veio defeituoso de fábrica e é a causa do superaquecimento de muitos modelos Android que o utiliza em sua montagem.

Então, antes de tentar as outras soluções, verifique nas informações técnicas disponíveis na internet se o seu aparelho traz o processador Snapdragon 810.

Caso veja que sim, não tem outra solução senão diminuir o uso para tentar reduzir a temperatura do celular de tempos em tempos.

Problema de software

Alguns modelos Galaxy, como S3 e alguns aparelhos S6 também apresentam aquecimento excessivo, porém foram solucionados com a atualização de software. O problema estava aí.

Fora os motivos muitos discutidos na internet, quais outras questões podem levar ao superaquecimento do seu smartphone?

Bateria e carregador

Os dois itens que lidam com energia diretamente podem apresentar defeitos de fábrica que elevem a temperatura do celular. Por ser caminho de carga elétrica é onde mais se perde calor e qualquer defeito pode aumentar e muito a sensação térmica destas peças.

Caso seja este o problema, não há outra saída que encaminhar a peça ao fabricante e pedir a sua substituição ou melhoria. Isso se estiver na garantia.

Root

Os aparelhos vêm de fábrica com limites de segurança para uso. Ao fazer o root no seu Android e quebrar estas barreiras de proteção, você pode aumentar o tráfego e volume MHz e isso pode aquecer e danificar peças do seu smartphone.

Saiba que você perde a garantia do celular ao fazer o root, então pense duas vezes antes de rootear o smartphone.

Jogos e GPS

Os jogos e o uso do GPS são os recursos que mais usam energia do celular. É normal que ele se aqueça enquanto você faz uso de jogos que exigem muitos dos recursos trabalhando em conjunto do Android ou o uso por algum tempo do GPS, mas depois disso a temperatura deveria baixar pouco a pouco.

Não se assuste então caso isso ocorra nestas duas utilizações. Mas verifique se o aparelho não esquenta mesmo sem o uso de aplicativos robustos, como os jogos ou o GPS. Pode ser um ponto de atenção.

Instale um aplicativo para monitorar o uso do aparelho

Um aplicativo capaz de monitorar a temperatura e avisar o momento correto de resfriar o celular é o melhor aliado para manter a temperatura no ponto ideal.

dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, possui a função Resfriar CPU que envia notificações em caso de superaquecimento e fecha os apps que estão aquecendo seu celular.

Sempre que você sentir que seu dispositivo estiver esquentando, você pode seguir o passo a passo abaixo para resfriar o celular a qualquer momento do dia:

Abra o dfndr security, vá na aba Ferramentas, toque em Resfriar CPU e pronto!

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…