É um vampiro que busca sugar suas informações confidenciais para roubar dinheiro.
Estes softwares maliciosos se passam por programas de segurança (como antivírus ou antispywares) ou de otimização e são abertos sem a interferência do usuário, exibindo resultados de uma varredura por vírus, que mostra a detecção de diversas infecções – que na verdade não existem, ou de diversas otimizações para “turbinar” o computador disponíveis.
Para remover as supostas infecções ou aplicar as otimizações, os malwares solicitam a compra do software. No entanto, mesmo após a compra dos aplicativos, as modificações não ocorrem, já que esta foi apenas uma forma de o malware ter acesso aos dados do seu cartão de crédito, por exemplo.
Um dos rogues mais conhecidos é o Advanced Vírus Remover, que infectou – e ainda infecta – computadores em todo o mundo. E, também, Rougue-AV, Rogue-Antivírus, XP Defender Plus, Security Essentials, entre outros. Fique atento e tenha cuidado.
Veja o dicionário de vírus completo.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…